segunda-feira, 19 de abril de 2021

Iniciativa Liberal anuncia candidatura autárquica a Coimbra


A Iniciativa Liberal Coimbra aprovou no sábado a apresentação de uma candidatura própria aos órgãos municipais com o lema “Eu escolho COIMBRA!”. Com cinco pilares para o seu programa, o partido vai trazer novos rostos e experiências de mundo para a política local focando a discussão política nas ideias e propostas para a região e convidando toda a comunidade a participar no processo.

O Núcleo de Coimbra da Iniciativa Liberal aprovou por unanimidade a decisão de avançar com uma candidatura nas próximas eleições autárquicas a Coimbra com o lema “Eu escolho COIMBRA”, que será apresentada ao Conselho Nacional do partido para aprovação formal.

”A Iniciativa Liberal apresenta-se como um partido de ideias, não de pessoas. São ideias o que queremos discutir para o município. A seu tempo, as pessoas que vão dar rosto ao projecto serão conhecidas.”, sublinhou no final do plenário Carlos Boto, coordenador do Núcleo da Iniciativa Liberal Coimbra. “Precisamos de todos quantos conheçam outras realidades em diferentes contextos sociais, políticos e económicos e possam trazer essas experiências, ideias e capacidade de acção para construirmos um futuro de maior liberdade, sem os bloqueios de quem não quer deixar o passado e a estagnação”, acrescentou.

A Iniciativa Liberal apresenta pela primeira vez uma candidatura às eleições autárquicas do município de Coimbra. Com esta decisão o partido deseja contribuir para implementar políticas conscientes ao serviço da população. O declínio que a região vem sofrendo ao longo das últimas décadas ao nível demográfico, económico, social, político e cultural é a razão para a Iniciativa Liberal Coimbra se apresentar a eleições no município. O liberalismo será o pano de fundo da visão apresentada pelo partido: “Coimbra é o coração de Portugal. Deve concretizar esse desígnio!”.

O programa da Iniciativa Liberal irá assentar em cinco pilares: o manifesto do partido e quatro áreas que a Iniciativa Liberal considera estruturantes para o futuro da região de Coimbra:
Coimbra: A Minha Escolha - Manifesto de Campanha da Iniciativa Liberal Coimbra
Coimbra: Cidade Modelo - Maior Transparência e Participação Cidadã
Coimbra: Ideal para Viver - Uma Cidade ao Serviço da População
Coimbra: Líder Regional, Marca Global - Uma Cidade Competitiva e Dinâmica
Coimbra: Em Harmonia com o Meio-Ambiente - Uma Cidade que Protege o Futuro

O manifesto de campanha “Coimbra: A Minha Escolha” reflecte a postura construtiva que inspira o Núcleo e os princípios liberais que dão corpo à candidatura, numa óptica de afirmação das bandeiras do partido a nível local.

O pilar Coimbra: Cidade Modelo assenta numa maior transparência na governação municipal, numa maior participação por parte dos cidadãos e na construção de um maior sentido de comunidade.

Já sob o pilar Coimbra: Ideal para Viver, a Iniciativa Liberal Coimbra defende uma aposta séria na melhoria da qualidade de vida para toda a população, com especial enfoque no combate à desigualdade de oportunidades, e vai apresentar propostas concretas em múltiplos sectores como a saúde, educação, mobilidade e aproveitamento dos espaços públicos.

Coimbra: Líder Regional, Marca Global é um pilar que vai dar expressão às propostas para reforço de Coimbra enquanto líder regional, tornando Coimbra um local atractivo para investir, e estratégias para tirar o máximo proveito do património material e imaterial do município e da região para projectar a imagem da cidade não só internamente como também para o exterior.

Por fim, o pilar Coimbra: Em Harmonia com o Meio-Ambiente reflecte as preocupações da Iniciativa Liberal com a importância de preparar o futuro de forma responsável e ambientalmente sustentável e o desejo de apresentar propostas construtivas, realistas e informadas, sem alinhar com visões radicais ou pouco fundamentadas.

Cada pilar será oportunamente detalhado com apresentação de propostas concretas e construtivas, assentes em três parâmetros de análise:
Motivação. Qual o fundamento para apresentar a medida (Porquê?)
Implementação. Como pode a medida ser colocada em prática (Como?)
Quais os impactos esperados na comunidade (Impacto?).

Segundo o coordenador local da Iniciativa Liberal, “a nossa intenção é apresentar propostas de forma simples e acessível a todos. Todo o programa está aberto a quaisquer contributos por parte da população que deseje contribuir para 
o tornar melhor”. O coordenador está confiante no projecto que o Núcleo apresenta e acredita que esta será uma campanha mobilizadora: “é preciso trazer novos rostos e experiências de mundo
 para a política local
. Precisamos de todos quantos tenham tido sucesso profissional assente no mérito ou que constituam exemplos de superação na sua vida privada”.

O compromisso assumido com o município não podia ser mais claro: “A Iniciativa Liberal tudo fará localmente para ajudar na construção de soluções. Junta-te a nós! Como Portugal precisa de Coimbra, Coimbra precisa de ti!”.

Quem desejar participar na campanha pode fazê-lo contactando a Iniciativa Liberal Coimbra, por correio electrónico coimbra@liberal.pt ou através das suas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário