segunda-feira, 19 de abril de 2021

INSCRIÇÕES DE FILMES PARA A XXVII EDIÇÃO

Os Caminhos do Cinema Português são um festival que ao longo da sua história se tem transformado e adaptado a todas as oscilações da produção cinematográfica e crises culturais e sociais. Na edição transacta, realizada em contexto pandémico, optámos por enfrentar de frente todas as adversidades, abrindo as salas de cinema, durante quase dois meses, a um programa cinematográfico vasto, plural e sobretudo revelador da diversidade do Cinema Português e dos seus pontos de contacto com a cinematografia mundial. 

Voltámos a confinar em 2021, tornando-nos mais tenazes e teimosos. Queremos continuar a promover a cultura da sala, como o local certo para o usufruto cinematográfico, mas não podemos ignorar o enorme impacto que o online teve na edição transacta. Promovendo digitalmente somente ações complementares e de formação de públicos, tivemos mais de 25 000 pessoas interessadas nestes Caminhos do Cinema Português. É assim que anunciamos que procuramos a ferramenta certa para complementar e jamais substituir, a experiência da projeção cinematográfica. 

Essa experiência tem que ser fiel ao nosso mote, com uma curadoria que responda à importância de mostrar “cinema português para todos”. É assim que queremos regressar de 5 a 20 de Novembro, com a XXVII edição, insistindo no contacto estreito, físico e seguro, entre o público e os criadores, possibilitando também a formação de públicos e a possibilidade de ler comparativamente o nosso cinema com as expressões internacionais, mas também do nosso património cinematográfico.

O reconhecimento do património cinematográfico português implica sempre enaltecer o motor cultural promovido pelos cineclubes. Se foram, como recordou Henrique Espírito Santo, “o grande movimento cultural de massas antes do 25 de Abril”, tal concretizou-se na forma do Novo Cinema e na génese plural de muitos festivais de cinema nacionais. Torna-se assim, igualmente relevante e comemorativo, que os Caminhos, formados pelo cineclubismo, anunciem a abertura de inscrições no espírito do Dia do Cineclube. 

Nesta XXVII edição, continuamos a procurar a participação de todos os criadores com obras de produção ou co-produção portuguesa, de várias metragens e géneros, concluídos após 31 de julho do ano anterior. A estrutura do festival recebe todos os trabalhos nacionais na “Seleção Caminhos”, com um foco especial, nacional e internacional, para o cinema de escola na “Seleção Ensaios”. As obras de génese ensaística e experimental que contribuam para a evolução da linguagem do cinema têm o seu lugar em “Outros Olhares”. Em três secções competitivas reafirmamos o nosso compromisso com a promoção do Cinema Português.

As “Mostras Paralelas” são outros caminhos possíveis de percorrer ao longo do festival, constituindo-se com Filmes do Mundo e, em especial, da Lusofonia, sessões especiais para crianças e seniores, mas também o fantástico e explícito a ser exibido no “Turno da Noite”. 

As inscrições estão abertas até 15 de Setembro, com inscrições gratuitas até 31 de Maio para obras nacionais. Saiba mais em www.caminhos.info/call e www.caminhos.info/regulamento e inscreva o seu filme em www.filmfreeway.com/caminhos 

Gostaríamos ainda de expor na próxima edição do festival a história dos nossos cinemas, dos ecrãs da nossa rua, do nosso bairro, vila ou cidade. Se tiver fotografias, vídeos, textos, ou outros registos importantes da história das salas de cinema do nosso país, envie-nos para producao@caminhos.info. Gostaríamos de as considerar para elaborarmos uma exposição colectiva dedicada à história das salas e do seu papel comunitário, durante o próximo festival. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário