sexta-feira, 16 de abril de 2021

Proença-a-Nova | Município e MOBI.E unem-se pela mobilidade elétrica


Proença-a-Nova dispõe de um posto de carregamento de carros elétricos localizado junto ao Parque Urbano Comendador João Martins, mais concretamente na Rua Dr. Acúrcio Gil Castanheira, integrado na rede MOBI.E que entrou em funcionamento a 6 de abril. O equipamento instalado no local é um posto de carregamento de acesso público com 2 tomadas, cada uma com potência de até 20kW, e que permite o carregamento de 2 viaturas em simultâneo. Está ainda prevista a instalação de um outro posto de carregamento de carros elétricos da mesma rede em frente ao edifício dos Paços do Concelho.

João Manso, Vice-presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, realça que “desde 2013, quando organizamos no Centro Ciência Viva da Floresta o 2º Encontro Nacional de Veículos Elétricos e disponibilizamos dois pontos de carregamento simples, mas eficazes, sempre lutámos por ter no concelho pontos de carga inseridos na rede MOBI.E e com mais capacidade e rapidez, porque já na altura era uma necessidade identificada pelos participantes”. O edil revela ainda que “com este equipamento atual e os seguintes temos esse serviço garantido, contribuindo para que o concelho seja inserido rota dos Veículos Elétricos e prova disso é que vamos ser palco este ano de uma prova do 1º Campeonato de Rally de Veículos Elétricos”.

Estes dois postos juntam-se ao posto de carregamento de carros elétricos existente no Centro Ciência Viva da Floresta, neste caso gratuito, e será instalado um outro no Praia Fluvial da Aldeia Ruiva, no âmbito do projeto de requalificação que está a decorrer.

A instalação deste posto de carregamento em Proença-a-Nova faz parte do plano de expansão da rede piloto de mobilidade elétrica, da responsabilidade da MOBI.E, concessionado à EDP Comercial. Estes dois pontos de carregamento fazem parte dos 382 pontos de carregamento atribuídos à EDP Comercial no seguimento do Concurso Público Internacional conduzido pela MOBI.E em 2020. Para a EDP Comercial, “a expansão da rede pública de carregamento é uma prioridade na estratégia de crescimento da EDP Comercial na mobilidade elétrica e as parcerias com os Municípios são fundamentais neste crescimento e na capilaridade da rede. A identificação de novas localizações para o crescimento da rede é crucial e os Municípios podem desempenhar um papel ativo neste processo com domínio das necessidades dos cidadãos em mobilidade elétrica”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário