sexta-feira, 16 de abril de 2021

Câmara de Águeda dinamiza atividades desportivas para todas as idades

 Águeda Bike 4 kids, Manhãs no Parque e Caminhar pela Natureza são três grupos de atividades que vão iniciar em maio e que marcam o arranque das iniciativas de forma presencial.

A Câmara Municipal de Águeda vai realizar um conjunto de atividades desportivas (Bike 4 Kids, Manhãs no Parque e Caminhar pela Natureza), a partir de maio, com o propósito de dinamizar o desporto e o exercício físico junto da população do concelho. As inscrições, obrigatórias e limitadas, estão abertas e devem ser formalizadas em formulário disponível nos links específicos, descritos de seguida.

Estas ações, entre outras desenvolvidas pelo Município, são o reflexo da aposta e estratégia municipal, sob o desígnio de que “Desporto é vida”, de promover boas práticas que conduzam ao aumento da consciência para os benefícios do desporto na saúde e no bem-estar.

“Depois de um período em que a programação desportiva desenvolvida nos equipamentos municipais decorreu em formato online – que foi distinguida entre os 130 Municípios amigos do desporto como o melhor pela Presença Digital no Desporto do ano 2020 -, reiniciamos as atividades presenciais com total respeito pelas regras sanitárias e de segurança. Para tal, idealizámos e estruturámos um programa desportivo abrangente, que pode ser participado por pessoas de todas as idades e que visa promover a atividade física e desportiva, privilegiando ainda o contacto com a natureza, seja no Parque de Alta Vila ou nos vários trilhos do concelho”, declarou, a propósito, Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, incentivando à participação nas atividades agendadas.

Uma das iniciativas é o Bike 4 Kids (https://forms.gle/mq4v4buBcbUrtxXA7), que se destina a todas as crianças entre os 4 e os 12 anos e que pretende sensibilizar os mais novos para os benefícios da atividades física e uma mobilidade cada vez mais sustentável.

No âmbito deste ação e com a parceria da Associação Fullracing e do Clube ABF (Águeda Bike Friends), as crianças poderão aprender a andar de bicicleta, demonstrando como a bicicleta é um meio de transporte saudável. Serão dadas oito aulas, de 50 minutos cada, sempre aos sábados da parte da manhã, em concreto nos dias 8, 15, 22 e 29 de maio e 5, 12, 19 e 26 de junho.

As aulas serão presenciais, limitadas a turmas de 10 crianças, e ministradas ao ar livre, na Escola Básica Fernando Caldeira e no Águeda Bike Park.

Atividade física no Parque de Alta Vila

“Manhãs no Parque” é uma iniciativa dinamizada pela Câmara Municipal de Águeda, que se destina a pessoas de todas as idades e que tem como objetivo sensibilizar a população para a prática desportiva e proporcionar uma manhã de diversão em família, no Parque de Alta Vila.

A primeira parte da atividade será dinamizada pelo Centro Municipal de Marcha e Corrida de Águeda, seguindo-se uma aula de fitness orientada por um ginásio da cidade. As atividades estão agendadas para o primeiro domingo de cada mês, em concreto nos dias 9 de maio, 6 de junho, 4 de julho, 1 de agosto e 5 de setembro, sempre entre as 10 e as 12 horas, e as inscrições para o primeiro dia podem ser realizadas em https://forms.gle/uWP4y7kEJ9m7MMuv6.

De referir que está prevista a preparação de uma área para crianças com multiatividades.

Convite para caminhar pela Natureza

A Câmara de Águeda convida ainda a população, de todas as idades, a caminhar pela Natureza, numa ação que tem como objetivo dinamizar os Trilhos Pedestres do Concelho de Águeda.

Esta ação, que será dinamizada pelo Centro Municipal de Marcha e Corrida, irá decorrer durante todo o ano, com a realização de caminhadas em um trilho por mês, sempre no terceiro fim de semana. A primeira está, assim, agendada para dia 23 de maio e o trilho a percorrer será o dos Poços, em Fermentelos (PR7) e as inscrições, obrigatórias, devem ser formalizadas em https://forms.gle/Dh4BgBXN4kNV7xK39.

Seguir-se-ão o Trilho dos Arrozais (PR12), em Barrô, no dia 20 de junho; o Trilho do Rio Águeda (PR9), em Águeda, no dia 18 de julho; o Trilho da Pateira ao Águeda (PR1), em Óis da Ribeira, no dia 15 de agosto; o Trilho de Lourizela (PR10), em Lourizela, no dia 19 de setembro; o Trilho do Vale Serrano (PR11), em Agadão, no dia 17 de outubro; o Trilho dos Moinhos (PR13), em Aguada de Cima, no dia 21 de novembro; e o Trilho da Aldeia (PR3), em Macieira de Alcôba, no dia 19 de dezembro.

No âmbito desta ação e como medida de incentivo a que sejam percorridos todos os trilhos, será entregue um cartão aos participantes e os que realizarem o primeiro percurso receberão uma t-shirt, no que fizerem quatro trilhos receberão um cantil e os que percorrem todos os oito trilhos programados um par de bastões de caminhada.

De salientar que todas as iniciativas têm o selo de atividade segura e cumprirão as orientações da Direção-Geral de Saúde.

Para mais informações, os interessados devem utilizar o e-mail desporto@cm-agueda.pt.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário