sexta-feira, 4 de junho de 2021

ATB_VIC PROPERTIES - Projeto Social "Escola da Cigarra Feliz


Associação Tempos Brilhantes e VIC Properties juntas em projeto social que reabilitará pátio de escola em Marvila, Lisboa, para um ambiente de aprendizagem mais feliz.

A VIC Properties é o novo investidor social do projeto de inovação social Escola da Cigarra Feliz, concebido pela Associação Tempos Brilhantes (ATB) que tem como objetivo revitalizar o pátio escolar da Escola Básica do Condado, no Bairro do Condado, freguesia de Marvila, em Lisboa. A Escola do Condado é Território Educativo de Intervenção Prioritária desde 2009/10 e uma das 18 escolas com instalações mais degradadas de Lisboa.

Sob o mote ‘Vamos dar uma nova cara à Escola Básica do Condado!’e através de uma metodologia de design participativo, desenvolvida em parceria com a equipa de investigadores do ISMAT, o projeto Escola da Cigarra Feliz irá envolver toda a comunidade – escola, famílias e parceiros – na cocriação e coimplementação de um espaço escolar mais feliz, seguro, sustentável e funcional para todos. O projeto pretende, dessa forma participativa, gerar uma intervenção muito positiva nos desafios respeitantes ao sucesso escolar e à inclusão social que o bairro e a escola enfrentam.

“Muito nos honra poder integrar uma iniciativa tão inovadora e inclusiva para toda a comunidade. Estamos empenhados em dar todo o nosso apoio, para que seja facultado às crianças e jovens um programa educativo-cultural integral, que cubra a totalidade de necessidades de formação, criando condições para o seu sucesso escolar, que acreditamos ser fundamental no desenvolvimento económico e social do País. Tratando-se de um projeto com implementação no território em que nos inserimos, a Freguesia de Marvila, que é por excelência uma fonte de mão de obra para todas as atividades económicas que vão surgir nos projetos que desenvolvemos, este apoio permite-nos ainda construir as bases para a integração de toda a comunidade”, revela Luís Gamboa, Diretor de Operações da VIC Properties.

A VIC Properties participou no 1.º atelier participativo do projeto, que decorreu em formato online e onde estiveram presentes 90 pessoas, contribuindo com ideias para a reabilitação que terá lugar. Foi um momento único e muito feliz, pois juntou pela primeira vez todos os elementos da comunidade: crianças, pais, professores, educadores e outros técnicos de educação; a direção do Agrupamento de Escolas Luís António Verney; a Junta de Freguesia de Marvila; diversas associações locais e ainda o Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Professor Doutor João Costa; o Vereador dos Direitos Sociais e da Educação da Câmara Municipal de Lisboa, Professor Manuel Grilo e o Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, Dr. Filipe Almeida. O atelier teve como resultado um conjunto de propostas feitas principalmente pelas crianças. Agora os adultos têm uma missão coletiva pela frente, seguramente será uma missão com final feliz!

Escola da Cigarra Feliz é um projeto desenhado pela Associação Tempos Brilhantes e cofinanciado pelo Portugal Inovação Social, que conta agora com a participação ativa da VIC Properties, cujo investimento comparticipará 30% das necessidades globais de financiamento do projeto, numa ótica de filantropia de impacto e de criação de um modelo social de investimento local mais estável, eficaz e duradouro. O novo investidor junta-se ao Agrupamento de Escolas Luís António Verney, ao ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes e à Junta de Freguesia Marvila, os outros parceiros deste projeto ATB.

O cruzamento de valores e compromissos comuns de responsabilidade social, em prol de uma intervenção positiva no Bairro do Condado, sustentam esta aliança estratégica entre a ATB e a VIC Properties, que se prolongará até dezembro de 2022, data de término do projeto Escola da Cigarra Feliz.

Sobre a VIC Properties
Focada no mercado imobiliário residencial português, a VIC Properties combina know-how profundo em promoção imobiliária em Portugal, conhecimento do mercado de capitais e uma vasta experiência em grandes projetos de desenvolvimento. Com sede em Lisboa, sendo liderada por uma equipa de gestão altamente experiente, a empresa é uma plataforma imobiliária totalmente integrada, que cobre toda a cadeia de valor do processo de construção.

A VIC Properties atua desde o momento de identificação dos terrenos, durante a fase de planeamento, até à construção e venda, bem como à posterior administração da propriedade e outros serviços associados.

Sobre a ATB
A Associação Tempos Brilhantes prepara crianças e jovens para um mundo que ainda não conhecemos, ajudando-as a desenvolver as melhores e mais promissoras ferramentas humanas: pensamento crítico, adaptabilidade, criatividade e competências socioemocionais, com base em programas educativos. Uma missão que extravasa as fronteiras nacionais e que tem um forte compromisso de inovação social e comunitária, envolvendo famílias, professores e alunos, num programa contínuo de aprendizagem colaborativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário