sexta-feira, 4 de junho de 2021

Proença-a-Nova | Ano Municipal dos Sabores Tradicionais destacado no Proença ON Festa


A gastronomia vai ser um dos tópicos em destaque no Proença ON Festa, a Festa do Município de Proença-a-Nova que, pelo segundo ano consecutivo, decorre em formato digital entre os dias 10 e 13 de junho. Ainda que seja uma presença constante nos eventos organizados pela autarquia, este ano tem um enquadramento específico no âmbito do Ano Municipal dos Sabores Tradicionais. É precisamente na rubrica Sabores com Tradição que se vão apresentar dois produtos característicos do território: a cereja e o plangaio, com a divulgação da forma de confecionar o doce a partir de um dos frutos típicos desta época do ano e o modo de fazer um enchido inspirado na farinheira, mas à qual são adicionados ossos do espinhaço do porco.

Noutro registo, as Viagens pelos Sabores de Proença-a-Nova são um roteiro pelos restaurantes que decidiram participar neste projeto do Município e ainda pelos principais pontos de interesse do concelho. As guias são três jovens proencenses ligadas ao sector do turismo: Beatriz Baltazar, Catarina Gonçalves e Margarida Mendonça, pretendendo-se cativar turistas e residentes para a descoberta da região. Os sete programas serão transmitidos ao longo dos quatro dias de festa.

Os ateliers do Centro Ciência Viva da Floresta, que apresentam sempre atividades que podem ser replicadas em casa, também são inspirados na gastronomia: o primeiro deles, a decorrer a 12 de junho, tem como tema “Creme com Tradição” e o segundo, a ser transmitido a 13 de junho, ensina a fazer um saboroso gelado de limão.

A emissão pode ser acompanhada em direto nas redes sociais do Município, no Facebook e YouTube, de 10 a 14 de junho entre as 21h00 e as 00h00. No dia 13 de junho, Dia do Município, será transmitida a Sessão Solene a partir das 9h00, seguindo-se a transmissão da Missa de Santo António.


Nenhum comentário:

Postar um comentário