sexta-feira, 4 de junho de 2021

COPIC celebra 50º aniversário com assinatura de Memorando pelo Clima


O Conselho Português de Igrejas Cristãs (COPIC) irá celebrar o seu 50º aniversário (1971-2021) com uma celebração Ecuménica no dia 12 de junho às 15h00 na Catedral Lusitana de S. Paulo, à Rua das Janelas Verdes, Lisboa.

O evento subordinado ao tema «Unidos no Amor e na Esperança» (Efésios 4,1-7) terá a participação de distintos convidados nacionais e internacionais. Presentes estarão o sr Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, Dr. José Vera Jardim, Presidente da Comissão da Liberdade Religiosa e os Presidentes da Conferência Episcopal Portuguesa e Aliança Evangélica Portuguesa, respetivamente D. José Ornelas e Dr. António Calaim. Representando a Conferência das Igrejas Europeias (constituída por 114 Igrejas de diferentes tradições) estará o seu presidente, Reverendo Christian Krieger. No plano internacional destaque ainda para a presença do Pastor Alfredo Abad, Presidente da Conferência das Igrejas Protestantes dos Países Latinos na Europa.
O COPIC, único organismo de matriz ecuménica em Portugal, foi fundado no dia 10 de junho de 1971 numa celebração realizada no Centro Ecuménico Reconciliação na Figueira da Foz e dele fazem atualmente parte as Igrejas Presbiteriana, Metodista, Lusitana e Evangélica Alemã do Porto.

No decorrer da celebração será assinado um Memorando de entendimento para o desenvolvimento do programa «Eco Igrejas Portugal». O programa visa a promoção da ética da sustentabilidade, contida nos princípios eco teológicos do cristianismo e a aplicação nas diferentes Igrejas e comunidades cristãs de indicadores de diagnóstico, educação e gestão ambiental visando uma melhoria continua da sustentabilidade ecológica. A ONG A Rocha lidera este programa que terá como parceiros para além do COPIC, a Aliança Evangélica Portuguesa, a Rede Cuidar da Casa Comum/Fundação Gonçalo da Silveira e a Conferência Episcopal Portuguesa.

Serão também assinalados o 20º aniversário da Lei da Liberdade Religiosa em Portugal e o 20º aniversário da Carta Ecuménica para a Europa, documento histórico cujas linhas mestras visam o aumento da colaboração entre as Igrejas promovendo a construção de uma Europa mais democrática e pacifica.

A celebração poderá ser seguida em direto nas plataformas digitais do COPIC, dado que o acesso presencial está reservado a convidados fruto das condicionantes sanitárias em vigor. Serão seguidas todas as normas e orientações emanadas pela DGS.

Transmissão: Youtube - Facebook - copic.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário