sexta-feira, 4 de junho de 2021

Confirmado. ​Portugal sai mesmo da lista verde do Reino Unido

A decisão foi conhecida esta quinta-feira e confirmada por Grant Schapps, ministro dos Transportes do Governo de Boris Johnson.

O governo britânico retirou esta quinta-feira Portugal da lista de países para os quais os britânicos podem viajar sem terem de cumprir restrições no regresso ao Reino Unido. Portugal era dos poucos países europeus que constava desta lista verde.

Ao início da manhã, o canal de televisão britânico BBC avançava que era certa essa saída, e a informação acabou por ser confirmada oficialmente pouco depois das 16h pelo ministros dos Transportes, Grant Schapps.

Com esta decisão Portugal passa a constar da lista âmbar. Existem três graus de gravidade na lista do Governo britânico, vermelho, âmbar e verde. As viagens para os países na lista vermelha estão vedadas, exceto para casos de absoluta necessidade e quem regressa destes estados tem de cumprir quarentena num hotel decidido pelo Governo, a um custo de não menos de 2.300 euros. Quanto aos países na lista âmbar, as viagens são apenas desaconselhadas e quem regressar delas tem de cumprir 10 dias de isolamento em casa. Por fim, a lista verde, de onde Portugal acaba de sair, permite viagens livres sem necessidade de isolamento no regresso.

Não se sabe ainda até que ponto esta decisão poderá afetar os voos que já estão marcados entre o Reino Unido e Portugal.

De acordo com o jornal "The Guardian", o aumento de casos que se tem verificado em Portugal preocupava o governo de Boris Johnson.

Já outro jornal, o “Daily Mail”, diz que esta decisão pode arruinar as férias de uma grande quantidade de britânicos que já estão, ou pretendiam vir para Portugal.

Na quarta-feira, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson garantiu que não hesitará em retirar países da lista verde se for necessário.

Fonte: Renascença

Foto: EPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário