terça-feira, 16 de novembro de 2021

Ansião | Indústria têxtil representada pela comunidade


Na tarde do passado domingo, dia 14, a Praça Costa Rego, em Avelar, acolheu a terceira sessão do projeto “Teatro Comunitário”, que pretende marcar presença e valorizar o património de todas as freguesias do concelho com o envolvimento da comunidade.

Depois de Alvorge e Ansião, foi agora a vez de a comunidade de Avelar ter tido a oportunidade de experimentar fazer teatro e de trazer ao palco aquilo que lhes é identitário e genuíno.

“O Têxtil”, com encenação de Frédéric da Cruz Pires, do Leirena Teatro - Companhia de Teatro de Leiria, contou com um elenco intergeracional de cerca de vinte avelarenses, representantes da Escola de Dança da Clínica das Cinco Vilas, da Escola Básica do 1.º Ciclo de Avelar, do Coro da Paróquia de Avelar, do Grupo Chá e Bolachas e da Sociedade Filarmónica Avelarense.

Depois dos aplausos da assistência, o Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António Domingues, acompanhado pela Vereadora da Cultura, Cristina Bernardino, sublinhou que este tipo de momentos vem comprovar que "a cultura pode chegar a todos".

E chegará a Chão de Couce já no próximo dia 28, pelas 15h30, no largo da Igreja Matriz, e, posteriormente, a Pousaflores e a Santiago da Guarda.
MagiCarSicó voltou a Ansião

A magia voltou a acontecer no Complexo Monumental de Santiago da Guarda no passado fim de semana, no âmbito da iniciativa MagiCarSicó, depois de por lá ter passado no último mês de junho.

Promovida pela Terras de Sicó - Associação de Desenvolvimento, em parceria com os seis municípios que a integram, a iniciativa contemplou espetáculos, com implementação a cargo de Luís de Matos Produções, em que a magia se fez em vários idiomas e linguagens.

Ben Woodward, Dan Marques, Mago Teto e Pau Segalés interpretaram números mágicos diante de olhos atentos e curiosos, promovendo uma constante interação com os presentes, numa troca de truques e gargalhadas.

Foram ainda proporcionadas visitas guiadas ao monumento, que agora está mais enriquecido com a exposição “O Cantar da Pedra”, instalada no âmbito do projeto Territórios de Pedra, que estará patente até ao próximo dia 23.

Desta forma, MagiCarSicó volta a promover programação cultural em locais emblemáticos, reforçando a união e a identidade dos territórios do Maciço Calcário de Sicó.
Helena Paula Fernandes Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário