terça-feira, 16 de novembro de 2021

Torres Vedras | UM DIA COM O ARTISTA NUNO SARAIVA

O artista vai estar no Centro de Artes e Criatividade (CAC) de Torres Vedras no dia 27 de novembro no âmbito da atividade “Um dia com”. O ilustrador tem alguns trabalhos expostos na Exposição Temporária “Carnaval Desenhado”

No dia 27 de novembro, pelas 15h45, o Centro de Artes e Criatividade (CAC) de Torres Vedras recebe o artista Nuno Saraiva, ilustrador com trabalhos expostos na Exposição Temporária “Carnaval Desenhado”, para a atividade “Um dia com”. 

Nuno Saraiva fará uma visita guiada pelos trabalhos expostos na Exposição Temporária do Centro de Artes e Criatividade a partir das 15h45. Após a visita guiada realiza o ateliê, com os participantes, intitulado “Vamos ilustrar um episódio satírico nosso contemporâneo – o que aconteceu HOJE na política nacional?”

“Um dia com” é uma iniciativa que convida o público a fazer visitas guiadas e atividades com os artistas representados nas exposições do Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras.

Paralelamente a esta atividade, pelas 15h00 o CAC acolhe o programa do Arte Institute que junta animações portuguesas compiladas de filmes selecionados para o NY Portuguese Short Film Festival e direcionadas para crianças e famílias.

Sobre Nuno Saraiva

Formado em Design de Comunicação pelo IADE e em Pintura e Design na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. É artista residente no atelier The Lisbon Studio. Desde 2015 que é jurado dos Programas de Apoio ao Cinema na Categoria de Animação. 

Dos seus prémios, destaca-se o do Festival AmadoraBD 2016 para o seu livro “Tudo isto é Fado!”, uma co-produção Sol, Câmara Municipal de Lisboa / EGEAC e Museu do Fado. Foi, ainda, vencedor do concurso Bolsas de Criação Literária 2018, DGLB/Ministério da Cultura. 

Por si próprio: "Comecei a publicar banda desenhada muito jovem, em fanzines e depois na imprensa e em álbuns. Hoje tele-ilustrador, colaborei praticamente em toda a imprensa nacional com excepção para o Correio da Manhã e o Diário da República. Como cartunista político ilustro a 1ª página do Inimigo Público e também desenho o cartune "Quarentena em Risco" que publico ao ritmo diário nas redes sociais. Já perdi a conta da quantidade de livros de banda desenhada que publiquei e dos anos a que publico semanalmente cartunes. 

Para além do trabalho artístico, gosto particularmente da docência, nomeadamente: na Lisbon School of Design onde coordeno o curso de ilustração digital; no Ar.Co onde criei, desde 2001, várias disciplinas na área da ilustração, BD e Cinema. 

Um dos trabalhos que mais me notabilizou foi ser o autor das imagens para as Festas de Lisboa, de 2014 a 2017, desenvolvendo desde 2018 todo o conjunto de Troféus para as Marchas de Lisboa.

A par das aulas e do atelier, dedico-me também à Pintura Mural, tendo já cerca de 10 obras espalhadas por Lisboa, Amadora e outras cidades."

Nenhum comentário:

Postar um comentário