terça-feira, 16 de novembro de 2021

Cantanhede | Livro de poesia de Tânia Santos apresentado na Biblioteca Municipal

Mais de 50 pessoas assistiram à apresentação editorial de “Dos meus versos para os teus braços”, de Tânia Santos, em cerimónia que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, no passado sábado, dia 13 de novembro.

Integraram a mesa de honra, para além da autora, o vice-presidente do Município, Pedro Cardoso, a artista plástica Carla Ferreira e Nuno Caldeira, presidente da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça, a quem coube a apresentação da obra.

Na sua intervenção, Pedro Cardoso, congratulou a autora por mais esta publicação, após o lançamento de “Com os pés descalços, lancei sementes” e que “faz jus ao talento literário ao qual já nos habituou.” O autarca com o pelouro da Cultura acrescentou, ainda, que “este testemunho, além de inspirador pelo seu conteúdo poético, evidencia de uma forma intimista alguns dos mais importantes valores humanos, que para a autora são fonte de inspiração: amizade, amor, alegria, respeito e valorização da natureza”.

Participaram ainda na sessão alguns alunos da professora Carla Ferreira, responsável pelo Ateliê “Mundinho d’Arte”, que colaboraram neste trabalho com ilustrações que integram a publicação, nomeadamente João Luís Marques, João Pedro Ferreira, Mariana Reis, Martim Oliveira, Sara Pedro e Tomé Simões.

No decurso do evento, Fátima Negrão, Maria João Espírito Santo, Maria Teresa Paixão e Sofia Souto Moniz fizeram leituras de poemas da autora e Pedro Santos encerrou a sessão com um momento musical.

Nuno Caldeira, responsável pela apresentação da obra, realçou o “brilhantismo poético de Tânia Santos que, ao longo das páginas do seu livro, nos vai revelando um sujeito poético sensível e amoroso, com uma escrita repleta de calor humano na qual perpassam estados de alma de profunda inspiração.”

Sobre Tânia Santos

Tânia Carina Azenha dos Santos nasceu em 1997, no Feitoso, Sanguinheira.

O seu interesse pela Poesia surgiu no Ensino Básico, mas foi na Escola Secundária de Cantanhede que teve “espaço” e oportunidade para ler e declamar poesia. Em 2018 concluiu a licenciatura em Animação Socioeducativa, na Escola Superior de Educação de Coimbra, realizando o Estágio na Biblioteca Municipal de Cantanhede. Exerce a sua profissão na PRODECO – Progresso e Desenvolvimento de Covões, não esquecendo a poesia nas atividades que desenvolve com o seu público-alvo, os Idosos.

Tânia Santos participou no XIX Concurso de Poesia Agostinho Gomes (2018), promovido pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, ficando classificada em 3º lugar.

Continua a alimentar uma das suas grandes paixões: com a poesia sempre presente na sua vida, Tânia Santos continua a mostrar às gentes da sua comunidade, este seu gosto, realizando eventos poéticos com outros amantes deste género literário: em 2019, promoveu em parceria com Fátima Negrão, Pedro Santos e Sofia Moniz, no café Magnólia, em Cantanhede, a noite poética “Poesia e Música de Braço Dado”.

Em 2020, ano de início da pandemia, lançou novos desafios aos poetas do concelho, assinalando o Dia da Poesia, a partir do mote “Nos tempos difíceis a poesia é o melhor alimento para a alma”, e desafiando-os a mostrarem o seu talento e paixão por esta arte. Em 20 outubro, Dia do Poeta, desafiou-os a responderem à questão: “Ser poeta é...”.

Em 2017, Tânia viu realizado um grande sonho, publicando o primeiro livro de poesia, “Com os Pés Descalços, Lancei as Sementes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário