sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Livros | Da melancolia à busca da beleza, o novo livro de Timothy Hagelstein


Depois de Águas Silenciosas e Linguagens Impossíveis, o poeta e músico belga Timothy Hagelstein publica Apneias Emocionais, um livro em que o autor, seja em poesia ou em prosa, nos oferece a sua reflexão poética, alternadamente luminosa e torturada, expressando sentimentos intensos, da raiva ao amor, da melancolia à busca pela beleza, e homenageia a relação que tem com Portugal. Com tradução para português de Ana Paula Filipe, prefácio do sobrinho Michaël Hagelstein e posfácio da escritora portuguesa Perpétua Aço (Peta Maria), Apneias Emocionais é uma edição Guerra e Paz, apoiada pelo G7 Music Group, sociedade belga de produções musicais. A obra chega à rede livreira nacional no próximo dia 16 de Novembro e será apresentada oficialmente no dia seguinte, pelas 18h30, na Bertrand do Chiado, em Lisboa.



Em Apneias Emocionais, o leitor é convidado a desfrutar do universo poético de Timothy Hagelstein. Ao natural e sem armadura, o poeta e músico apresenta-se, uma vez mais, no palco dos sentidos, através de poemas, textos em prosa e notas biográficas, sem artifícios, sem adornos. Em busca da beleza e da melancolia, da raiva e do amor, Timothy oferece-nos os seus pensamentos, sejam eles luminosos ou torturados, e homenageia, numa selecção de poemas, Portugal e a relação com os portugueses, que vivem apaixonados, desde as décadas de 1970 e 1980, com as suas belas canções.

Na contracapa dá-se a palavra ao autor e produtor belga Thierry Perouse, que considera que este é um livro para se saborear como um Grand Cru e deixa um conselho aos leitores: «Demore algum tempo a arejar a mente antes de virar a primeira página, para que ela possa preencher-se com todas as subtilezas e volutas da sucessão das palavras. Leia-o em pequenas doses, para mastigar bem, não na boca mas no coração, todas as delicadezas da linguagem, e descobrir os aromas da vida que cinzelaram as emoções. Depressa perceberá como a força destas palavras, vindas das profundezas do autor, pode deixar uma impressionante sensação no coração.»

Uma edição Guerra e Paz, com o apoio do G7 Music Group, sociedade belga de produções musicais à qual Timothy Hagelstein preside, Apneias Emocionais conta com prefácio de Michaël Hagelstein, sobrinho do autor, e um posfácio da escritora portuguesa Perpétua Aço (Peta Maria). O livro chega à rede livreira nacional no próximo dia 16 de Novembro, mas poderá ser adquirido, desde já, em pré-venda, através da loja online da editora.

O lançamento oficial da obra acontece no dia 17 de Novembro, pelas 18h30, na livraria Bertrand do Chiado, em Lisboa. A sessão contará com a presença do autor e a apresentação do radialista Germano Campos, da RDP Internacional.

Apneias Emocionais
Timothy Hagelstein
Ficção / Poesia
184 páginas · 15x21,5 · 14,50 €
Nas livrarias a 16 de Novembro
Guerra e Paz, Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário