sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Castelo de Paiva | LILIANA VIEIRA DESTACA DESENVOLVIMENTO HARMONIOSO DAS CRIANÇAS

CM DE CASTELO DE PAIVA AVANÇA COM PROJECTO DE EXPRESSÃO FÍSICO-MOTORA NO ENSINO PRÉ-ESCOLAR

Câmara Municipal de Castelo de Paiva vai avançar, neste ano lectivo, com um projecto de implementação da Expressão Físico-Motora na área do Ensino Pré-Escolar, segundo revelou esta semana a Vereadora Liliana Vieira, responsável do Pelouro da Educação da edilidade.

 

Tendo em conta queos períodos críticos das qualidades físicas e das aprendizagens psicomotoras fundamentais situam-se até ao final do 1º Ciclo, ou seja, até aos 10 anos de idade, a falta de actividade física apropriada que estimule os mais básicos movimentos, traduz-se em carências frequentemente irremediáveis no futuro.

Por outro lado, devido aos problemas de saúde que advém dos baixos níveis de actividade física verificados actualmente na nossa população, é de extrema importância nos dias de hoje adoptar desde as idades mais jovens estilos de vida saudáveis, sendo que, perante isto, a autarquia paivense defende que se deve colocar em prática programas de intervenção para o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças, acções onde estejam contempladas medidas educativas contínuas e duradouras, que aperfeiçoem a relação entre o corpo, a actividade física e o meio ambiente.


Vereadora Liliana Vieira refere que, a educação pré-escolar deve proporcionar às crianças oportunidades para o treino da motricidade global e fina, e contribuir para um desenvolvimento multilateral, inclusivo e harmonioso das mesmas, sendo que o grande objectivo deste projecto, será sempre desenvolver o gosto pelo desporto e o fortalecimento da saúde.


 Com este projecto, pretende-se leccionar aulas de Expressão Físico-Motora às crianças dos jardins-de-infância dos Agrupamentos de Escolas do concelho, que decorrerão às terças e quartas -feiras durante o período da manhã (09:30h-12:10h), tendo uma duração de 40 minutos por aula. O horário das aulas será rotativo no Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva (avecp), e semanal no Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro do Pejão, localizado em Oliveira do Arda.


Perante esta concepção, este projecto adopta os seguintes objectivos, como adquirir uma cultura desportiva que possa ter continuidade ao longo de toda a vida; desenvolver a coordenação motora; melhorar o desenvolvimento morfo-funcional e a capacidade de adaptação ao esforço; aprender a controlar a agressividade, e respeitar as regras da convivência em grupo; ajustar os comportamentos em função das acções e reacções dos colegas e o desenvolvimento de uma postura corporal correcta, de modo a evitar quedas.


Nos conteúdos programáticos, desta acção municipal destaca-se a perícia e manipulação, o deslocamento e equilíbrio, jogos pré-desportivos e tradicionais e actividades rítimicas e expressivas.


Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário