segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Câmara de Águeda promove visitas às escolas do concelho

Ouvir as necessidades e observar o impacto do investimento e apoio da Autarquia na rede escolar é objetivo

A Câmara Municipal de Águeda está a promover um périplo pelos estabelecimentos escolares do Concelho, recolhendo informação sobre o seu funcionamento, ouvindo para tal os diretores, professores e alunos sobre as necessidades existentes, aproveitando ainda para observar o impacto dos investimentos e do trabalho que tem sido desenvolvido pela Autarquia. Estas visitas estão a ser realizadas pela Vereadora da Educação, Marlene Gaio, apoiada pelos serviços de Educação do Município.

“Esta ação permite não só observar o que urge solucionar no contexto escolar, como perceber o que temos feito de bom e com um impacto positivo, mostrando que somos um parceiro atento e disponível para resolver e ultrapassar as questões pontuais que possam existir”, disse Marlene Gaio, acrescentando que defende uma política de proximidade com as instituições de ensino concelhias.

Um exemplo dessa política é a disponibilização, desde o início do ano, de apoio imediato e específico para as pequenas reparações do dia-a-dia, bem como a colocação de recursos humanos a tempo inteiro para apoio informático dos agrupamentos de escolas, ambos assegurados pelo Município.

Cumulativamente, na última semana, a Vereadora da Educação visitou a EB1 e EB 2/3 de Valongo do Vouga, bem como a EB1 de Macinhata do Vouga. Nesta última, para além da verificação das condições e modo de funcionamento da escola, acompanhou a inauguração do projeto da “Horta Biológica”.

“Esta aposta na implementação de medidas de educação para as políticas ambientais e de sustentabilidade, que tem sido promovida pela Câmara de Águeda, tem os seus frutos, e, esta horta, criada em parceria com a Junta de Freguesia de Macinhata do Vouga, é um claro exemplo disso. Que as crianças possam de facto viver e aprender com esta experiência”, declarou Marlene Gaio.

Esta horta foi dinamizada no âmbito do Programa Eco-Escolas 2021/22, tendo como objetivo sensibilizar os alunos e respetivas famílias, para uma agricultura sustentável, sem prejudicar o meio ambiente, recorrendo a técnicas biológicas.

Na inauguração da “Horta Biológica” estiveram presentes Marlene Gaio, Vereadora da Educação da Câmara Municipal, Teresa Olaio e Ângela Barreto, respetivamente diretora e adjunta da direção do Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga, Pedro Marques, presidente da Junta de Freguesia de Macinhata do Vouga e Vítor Dias, da Agrobeco, entidade parceira do projeto que disponibilizou materiais e plantas para o mesmo, para além de prestar formação aos alunos e professores sobre técnicas de agricultura biológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário