segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Marinha Grande | MUNICÍPIO DESAFIA JUNTAS A CANDIDATAREM-SE AO PROGRAMA ECO-FREGUESIAS

 A Câmara Municipal da Marinha Grande realizou uma sessão de informação e sensibilização sobre o programa Eco-Freguesias XXI para as freguesias do concelho, que decorreu no dia 18 de fevereiro, com o objetivo de as incentivar a apresentar uma candidatura a este programa.

A reunião contou com a presença do vereador do ambiente, João Brito; dos técnicos Sónia Guerra e João Carriço; e dos presidentes da Junta da Marinha Grande, Cristina Sousa, e de Vieira de Leiria, Álvaro Cardoso.

O vereador João Brito salienta “a importância de envolver as freguesias na dinamização de projetos que contribuam para a melhoria do ambiente e da sustentabilidade, daí que tenhamos desafiado as três freguesias do concelho a apresentarem a sua candidatura ao Eco-Freguesias. A Câmara Municipal promoverá um grupo de trabalho interno que, juntamente com as Juntas Freguesias, assegurará apoio à concretização das candidaturas e à criação de sinergias para a implementação de ações e projetos comuns”.

O Eco-Freguesias XXI é um projeto da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) iniciado em 2014, que visa trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento de comunidades sustentáveis. A implementação do programa baseia-se no desenvolvimento e motivação para a realização de diversas ações e projetos à escala local, com especial destaque para o carácter participado dos cidadãos.

Através de uma candidatura bienal (2021/2022), que incide sobre 10 indicadores, o Eco-Freguesias XXI procura reconhecer e valorizar o trabalho em diversas áreas dos domínios ambiental, social e económico e que vão desde a capacitação para a sustentabilidade, à gestão ambiental  (da água, energia e resíduos), proteção dos recursos naturais, até à promoção do território e economia local.

A participação no Eco-Freguesias XXI decorre em várias fases, desde a fase de diagnóstico à concretização de ações até final do ano de 2022 e termina com o reconhecimento do trabalho, preconizado por cada Junta de Freguesia, através da atribuição do galardão Bandeira Verde – Eco-Freguesia XXI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário