segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Proteção Civil envia peritos da Força Especial de Proteção Civil para apoio no combate aos incêndios florestais no Chile

 

Três elementos da Força Especial de Proteção Civil (FEPC) da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) estão atualmente a apoiar o Chile nas operações de resposta aos incêndios florestais que afetam aquele país.

Os elementos do Grupo de Análise e Uso do Fogo (GAUF) da FEPC estão integrados numa equipa de especialistas da Fundação Pau Costa, de Espanha. A equipa conta com elementos com elevada experiência e conhecimento na temática dos incêndios florestais, nomeadamente o Grupo de Análise e Uso do Fogo, da Força Especial de Proteção Civil, bem como do Corpo de Bombers de la Generalitat da Catalunha e do INFOCA da Andaluzia, de Espanha.

A equipa está no terreno a operar em estreita articulação com a Corporación Nacional Forestal (CONAF), entidade do Ministério da Agricultura Chileno responsável pela preservação e administração das políticas florestais, com vista a melhorar metodologias de ação, procedimentos e controlo antecipado das ocorrências de incêndios florestais.

Até ao momento, foram realizadas diversas missões, destacando-se a intervenção no incêndio que deflagrou em Pidihuinco, na região de O'Higgins e a missão operacional no incêndio de Timaukel, que afetou uma floresta nativa, com elevado valor ecológico, na Região de Magalhães e Antártica Chilena.

 No terreno, os elementos da missão Luso-espanhola tiveram igualmente a oportunidade de colaborar com as entidades locais, tendo sido analisadas as ações de combate efetuadas para controlar a emergência e identificadas medidas que possam contribuir para melhorar a eficácia e eficiência das operações de combate aos incêndios.

Esta missão, que decorrerá entre janeiro e abril, prevê o empenho de um total de sete elementos do Grupo de Análise e Uso do Fogo, distribuídos por três equipas, com duração aproximada de um mês cada. No decorrer desta missão serão realizadas visitas às Brigadas de intervenção localizadas em diversas regiões do país, de forma a promover a interação e a partilha de conhecimentos, incidindo principalmente em conteúdos relacionados com o uso do fogo técnico, análise de incêndios e gestão de operações de incêndios.

A ANEPC sublinha que esta missão traduz o reconhecimento público internacional das capacidades técnicas dos elementos da FEPC, uma força que se tem vindo a afirmar no quadro da proteção civil nacional pelo seu profissionalismo e dedicação a esta causa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário