segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

MARINHA GRANDE INTEGRA PROJETO “HORIZONTES 26”

O Município da Marinha Grande integra o projeto "Horizontes 26" da Rede Cultura 2027, que pretende valorizar e dar a conhecer o património dos 26 municípios que integram a Candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura.

A primeira saída de campo ocorreu no dia 7 de fevereiro e reuniu representantes dos 26 municípios, em Alcanena. A Câmara Municipal da Marinha Grande esteve representada pela técnica Helena Godinho e pela estagiária de Programação e Produção Cultural Diana Silva, num encontro em que se percebeu a relação umbilical entre território e população, que realça a pertinência do património na construção e coesão de uma identidade comunitária.
A visita contou com a presença do pintor Saúl Roque Gameiro e do artista plástico Rui Gonçalves. Gabriel Feitor, historiador, investigador e chefe do gabinete de apoio à presidência do Município de Alcanena, foi o orador convidado para aquela sessão de trabalho.

Esta visita inaugurou uma iniciativa que passará a fazer parte do projeto: o lançamento de uma coletânea com os cadernos de viagem de todas as visitas, com cada fascículo a abranger dois municípios. O caderno será composto pela documentação dos vários artistas que integram as visitas e que se organizam sob curadoria de António Gonçalves.
Conhecer alguns recantos de Alcanena, e as paisagens onde a pedra serve de anfiteatro para observar o espetáculo que nos oferece a natureza, foi muito revigorante.

O maior desafio da candidatura é CUIDAR O COMUM, descobrindo o novo paradigma de que fala a REDE CULTURA 2027: aprender a viver um TEMPO LONGO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário