segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Eco-Escolas de Águeda exibem bandeira verde

A par da entrega das bandeiras que reconhece o trabalho feito pelas escolas na área da educação ambiental e para a sustentabilidade, a Câmara de Águeda entregou compostores a cada escola

Os 14 estabelecimentos de ensino galardoados com a Bandeira Verde Eco-Escola no ano letivo 2020/2021 acabam de receber as suas bandeiras e já as exibem. Tendo em conta a atual situação pandémica, a cerimónia do hastear das bandeiras aconteceu de forma individual por cada instituição, num momento que foi aproveitado pela Câmara de Águeda para promover a valorização dos resíduos orgânicos no recinto escolar, entregando a cada escola um compostor doméstico.

“O galardão Eco-Escola reconhece o trabalho e empenho desenvolvido pelas escolas do nosso concelho na área da educação ambiental e na promoção da sustentabilidade, áreas estratégicas para a construção de uma sociedade melhor e consciente do impacto ambiental das suas escolhas”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, aproveitando para dar os parabéns às 14 instituições de ensino do concelho premiadas neste ano letivo.

O desenvolvimento de competências na área do ambiente e sustentabilidade e a promoção de uma cada vez maior consciência ambiental é “um caminho sem retorno” que deve, acrescenta, ser perseguido por todos. “Por isso, motivamos as restantes escolas do concelho a inscreverem-se neste programa da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa e a desenvolverem projetos nesta área”, declarou Edson Santos, avançando que para o ano letivo 2021/2022 Águeda tem 17 instituições inscritas.

As escolas galardoadas em 2020/2021 foram as seguintes: Escola Secundária Adolfo Portela; Escola Secundária Marques de Castilho; Instituto Duarte Lemos; Patronato de Nossa Senhora das Dores; Escola Básica (EB) Assequins; EB Fernando Caldeira; EB1 da Borralha; EB1 de Recardães; Jardim de Infância (JI) da Castanheira; EB1/JI de Águeda; Escola Professor Artur Nunes Vidal; EB da Trofa; EB de Valongo do Vouga; e EB1 de Macinhata do Vouga.

Águeda tem também dois eco-agrupamentos (Águeda e Valongo do Vouga), em que todas as escolas destes agrupamentos conquistaram a bandeira verde.

De referir que a Câmara de Águeda entregou a todas as escolas do concelho, galardoadas ou não com a Bandeira Verde Eco-Escola, compostores domésticos, visando com a medida promover, junto da comunidade escolar, uma maior valorização dos resíduos orgânicos gerados no espaço de cada instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário