segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

LPCC organiza 5ª edição do Curso de Formação Básica em Cuidados Paliativos

Nos dias 18, 19 e 25 de março decorre a 5ª edição do curso básico de cuidados paliativos, dirigido a profissionais de saúde. Com o Patrocínio Científico da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, o curso on-line, terá a duração de 21 horas. As inscrições online já se encontram abertas.  

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) promove a 5ª edição do Curso Básico de Cuidados Paliativos, dirigido a Profissionais de Saúde. Este terá uma carga horária de 21 horas, distribuídas pelos dias 18, 19 e 25 de março de 2022, em formato e-learning. Limitado a 40 vagas, a frequência no curso confere Certificado de Formação Profissional, mediante conclusão com aproveitamento.

A ação decorre no âmbito do protocolo celebrado (em 2020) entre a LPCC.NRC e a Administração Regional de Saúde do Centro, e atende à necessidade de formação específica dos profissionais de saúde na área dos cuidados paliativos, buscando qualificações que permitam desenvolver um cuidado holístico e apropriado à condição do indivíduo, e contribuindo assim para a melhoria do acompanhamento dos doentes com doença crónica, avançada e progressiva e dos seus familiares.

Com uma estrutura e conteúdos programáticos validados e aprovados pela Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, entre os objetivos de aprendizagem estarão, nomeadamente, o conhecimento dos princípios e filosofia geral dos Cuidados Paliativos; aspetos básicos da organização dos respetivos serviços; princípios básicos de comunicação com o doente e família; o cuidar da família; o luto; as necessidades espirituais do doente e sua família; os princípios gerais de controlo de sintomas; o controlo da dor; o trabalho em equipa e a prevenção do burnout, entre outros.

Para Informação adicional, contactar:  

Magda Teixeira I comunicacao.nrc@ligacontracanc

Nenhum comentário:

Postar um comentário