sexta-feira, 18 de março de 2022

Marinha Grande | GALARDÃO ECO-ESCOLAS HASTEADO NA ESCOLA CALAZANS DUARTE


A Escola Secundária Engº. Acácio Calazans Duarte, na Marinha Grande, hasteou a Bandeira Verde (Galardão Eco-Escolas), na manhã desta sexta-feira, 18 de março, pelas atividades realizadas pela proteção do ambiente e da sustentabilidade, durante o ano letivo 2020/2021.
A bandeira foi hasteada por alunos representantes de turmas do projeto Eco-Escolas e contou com a presença da vereadora da educação da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Alves Monteiro; da presidente da Junta de Freguesia, Cristina Sousa; da docente responsável pelo projeto na Escola Calazans Duarte, Fátima Roque; do representante da Associação Oikos, António Roldão; da bióloga da Câmara Municipal, Sónia Guerra; de representantes da Associação de Pais e Encarregados de Educação; de docentes e alunos.
A vereadora Ana Alves Monteiro felicita a escola por, mais uma vez, ostentar este galardão e recorda que, “no concelho da Marinha Grande a crescente adesão do número de escolas, desde o pré-escolar ao secundário, ao programa Eco-Escolas, nomeadamente duas escolas no ano letivo de 1996-1997 (ano de lançamento do programa a nível nacional) para onze escolas galardoadas e uma escola inscrita no ano letivo de 2020-2021, é sintomático da mobilização crescente da comunidade escolar para as problemáticas ambientais, o que de alguma forma se reflete na relevância que o tema tem atualmente para a sociedade em geral”.

Para a docente Fátima Roque, “esta bandeira representa simbolicamente a importância que a Escola Calazans Duarte continua a dar às questões ecológicas e às qualidades de uma sociedade sustentável, apoiada pelos seus parceiros, a autarquia, a OIKOS, a associação de pais e e encarregados de educação, a associação de estudantes e as forças de segurança. Há uma palavra de gratidão para o nosso pessoal auxiliar educativo, a quem devemos muito do nosso sucesso, bem como à direção do agrupamento, para quem a educação ambiental é tão relevante, que merece referência no seu projeto educativo”.

Esta bandeira é atribuída anualmente pela ABAE - Associação da Bandeira Azul da Europa, sempre que estão reunidas uma série de exigências que comprovam o valor que a comunidade educativa atribui à preservação ambiental, à redução do impacto do Homem no planeta e ao encontro de soluções para promover um modo de vida cada vez mais sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário