sexta-feira, 18 de março de 2022

Nietzsche – O Combate com o Demónio: obra de Stefan Zweig inaugura a nova colecção Biografias Guerra e Paz


As paixões, as obsessões e os demónios de Friedrich Nietzsche, um dos maiores filósofos do século XIX, foram objecto de análise do escritor e filósofo austríaco Stefan Zweig no ensaio biográfico Nietzsche – O Combate com o Demónio, publicado pela primeira vez em 1925. Fundamental para compreender a essência do pensamento nietzschiano, esta biografia, escrita por um dos principais autores do século XX, é um encontro de dois grandes pensadores. Dois génios, mil demónios. Actualmente indisponível no mercado livreiro português»., a obra é agora publicada numa nova edição, traduzida por Maria José Diniz, que inaugura a colecção «Biografias Guerra e Paz». Nietzsche – O Combate com o Demónio estará disponível a partir do próximo dia 22 de Março na rede livreira nacional e no site da Guerra e Paz Editores.
«Nietzsche nunca quer, em nenhum caso, ser feliz, mas antes ser verdadeiro. Não busca o repouso (como a maior parte dos filósofos), mas, como servidor escravo do demónio, procura o superlativo de todas as excitações e de todos os movimentos.» No ensaio biográfico Nietzsche – O Combate com o Demónio, Stefan Zweig, um dos maiores pensadores do século xx, revela o homem por trás da obra, concentrando-se nos hábitos, nas paixões e nas obsessões de Friedrich Nietzsche, em combate permanente com inquietações aflitivas e impulsos ingovernáveis, esse demónio interior.

Numa escrita dramática e emotiva, que se lê como se de um romance se tratasse, a obra leva-nos a mergulhar na tragédia da existência do filósofo e no isolamento forçado em que vivia. Uma biografia fundamental, Nietzsche – O Combate com o Demónio tornou-se uma referência para a compreensão do trágico do pensamento nietzschiano, mas também para a análise das tensões pessoais e filosóficas que marcaram o pensamento ocidental na passagem do século XIX para o século XX. «Depois da próxima guerra europeia, entender-me-ão», profetizou Nietzsche num dos seus últimos escritos.

Sobre a biografia, o jornalista Bruno Ventavoli, do diário italiano La Stampa, escreveu: «Só a dor permite o conhecimento, disse Nietzsche. E Zweig entranha-se como um bisturi na personalidade dilacerada do filósofo que, mais do que qualquer outro, sentiu os primeiros abalos do edifício da sociedade europeia.»

«Actualmente indisponível no mercado livreiro português, a biografia é publicada no nosso país numa nova edição, traduzida por Maria José Diniz», que inaugura a colecção «Biografias Guerra e Paz». Nietzsche – O Combate com o Demónio estará disponível a partir do próximo dia 22 de Março na rede livreira nacional e no site da editora.

Biografias Guerra e Paz
Stefan Zweig
Biografias Guerra e Paz
Não-Ficção / Biografia
128 páginas · 15x23 · 14 €

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário