terça-feira, 14 de junho de 2022

Atrys aumenta capital e adquire a Bienzobas

 
A Atrys Health, S.A. (ATRY), empresa global que presta serviços de diagnóstico e tratamento médico de precisão, pioneira na telemedicina e radioterapia de última geração e com uma já forte presença em Portugal, anuncia a aquisição de 100% da Bienzobas. Esta operação surge numa altura em que a companhia completa com êxito uma ampliação de capital de 72 milhões de euros, para impulsionar o seu crescimento.
A Bienzobas, líder em Espanha na prestação e gestão de serviços de oncologia médica, conta com uma crescente presença no México mas também em território nacional. Atualmente, a empresa é responsável pelo tratamento oncológico de mais de dois milhões de pessoas. É, por isso, uma referência em serviços de assessoria oncológica através de acordos com as principais seguradoras e grupos de saúde do país vizinho.
Com o objetivo de financiar esta aquisição, o Conselho de Administração da Atrys acordou a ampliação do capital a partir de contribuições em dinheiro e com a exclusão do direito de subscrição preferencial a 7 euros por ação sendo que, destes, 0,01 euros correspondem ao valor nominal e 6,99 euros a um prémio de emissão. Como resultado da amplicação, a Atrys emitirá 10 350 000 novas ações. Além dos novos Family Offices espanhóis, entraram também acionistas de referência da Atrys – como a Onchena, a Mayoral ou a Caser, além da própria equipa diretiva da empresa.
Para Santiago de Torres, presidente da Atrys, “esta ampliação de capital destaca a atratividade” da empresa “depois do seu salto para o Mercado Principal e confirma o interesse quer de investidores nacionais como internacionais que acompanham o ambicioso plano de crescimento”. “Estamos muito satisfeitos com esta operação e agradecemos especialmente o apoio dos investidores que já nos acompanhavam e que agora aumentam a sua participação”, refere.
A Atrys solicitará a admissão da negociação das novas ações na Bolsa de Valores de Madrid, Barcelona, Bilbau e Valencia, assim como a sua inclusão no Sistema de Interconexión Bursátil Español (SIBE), estando previsto que as mesmas sejam admitidas a negociação a 15 de junho e comecem a cotar no decorrer da semana.  
A colocação das novas ações foi levada a cabo mediante um processo de colocação privada acelerada realizada pelo Barclays Bank Ireland, o Andbank España, o Banco de Sabadell, o GVC Gaesco Valores e o Renta 4 Banco. A Mediobanca – Banca di Credito Finanziario S.p.A. atuou como assessor financeiro da empresa. A Linklaters atuou como assessor legal das entidades colocadoras; a Gómez-Acebo & Pombo Abogados foi responsável pela assessoria legal da Atrys.
Numa vertente estratégica, a incorporação da Bienzobas permite à Atrys completar e consolidar um modelo de Oncologia 360, pudendo aumentar a sua oferta assistencial aos pacientes, seguradoras e grupos hospitalares. Assim, a Atrys converte-se num dos principais grupos de oncologia, oferecendo a mais ampla capacidade clínica em medicina de precisão, prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro, facilitando os cuidados individualizados aos pacientes e apostando na inovação tecnológica.
A Bienzobas colabora com os principais grupos hospitalares e seguradoras em Espanha, otimizando os recursos oncológicos disponíveis. Também faz parte do aconselhamento de prescrição oncológica ajudando a tornar acessíveis aos pacientes os tratamentos mais inovadores, nas melhores condições de segurança e qualidade assistencial. Conta com uma rede de mais de 70 médicos oncologistas, especialistas em radioterapia e em onco-hematologia, que trabalham em mais de 40 hospitais e centros médicos.
Na vanguarda da prescrição de tratamento oncológico com base na evidência médico-científica de acordo com as normas internacionais e as principais agências reguladoras (EMA e FDA), a Bienzobas levou a cabo um processo de transformação digital com o objetivo de vincular o conhecimento e a prática médica, as principais normas internacionais e os dados de resultados clínicos dos pacientes, de modo a apoiar os profissionais médicos na tomada de decisões na sua prática assistencial. Neste sentido, a Bienzobas desenvolveu a sua própria plataforma tecnológica orientada para a otimização da gestão de saúde, com base no uso de sistemas e serviços cloud, que permite uma interação entre sistemas de historial clínico e a análise de um maior volume de dados para melhorar os cuidados personalizados a cada paciente.  
As novas tecnologias utilizadas pela empresa - como a Big Data, a Inteligência Artificial e a RPA (Automação Robótica de Processos) – permite uma maior eficiência dos processos, a análise avançada de dados e a realização de simulações e previsões em tempo real.
O conhecimento adquirido pela Bienzobas e a sua capacidade de gestão, unindo a estreita colaboração que mantém com os principais grupos de investigadores e respetivas unidades de ensaios clínicos, permite à empresa oferecer um serviço de oncologia médica totalmente individualizado e facilitar alternativas terapêuticas de acordo com as necessidades de cada paciente.
Com uma faturação de 30,62 milhões de euros em 2021, a Bienzobas está presente no México, país em que opera através da filiar Cuidarte. Esta companhia conta com uma clínica de tratamento do cancro da Cidade do México e com uma rede de mais de 50 médicos que presta serviços de tratamento oncológico a pacientes das principais sociedades médicas do país. La aquisição implica a entrada da Atrys no México, completando a sua presença em Espanha, Suíca, Portugal, Chile, Brasil, Colômbia e Perú.
Para Santiago de Torres, com esta operação a empresa converte-se “no primeiro grupo independente que oferece uma abordagem oncológica 360 e que conta com uma plataforma tecnológica baseada na inteligência artificial, aproximando a medicina de precisão aos pacientes”. “Reforçamos além disso a nossa liderança incorporando uma equipa de gestão que reúne talento e amplia a experiência na atividade assistencial da Oncologia Médica”, diz.
Até agora participada pelo fundo Nexxus Iberia, a Bienzobas reforça as principais áreas de negócio da Atrys: a prevenção, o diagnóstico e a radioterapia oncológica avançada., O preço da aquisição ascende aos 76,3 milhões de euros (dos quais, aproximadamente, 72,1 milhões serão garantidos efetivamente e 4,27 milhões serão pagos em espécie, mediante a entrega de ações da Atrys). Adicionalmente, acordou-se o pagamento de um preço contingente (earn out) de aproximadamente 18,1 milhões de euros, sujeito ao nível de EBITDA que a Bienzobas alcance no exercício de 2022.
A aquisição será financiada pela Atrys através de recursos próprios mediante um procedimento de colocação privada acelerada (accelerated bookbuild offering) dirigido exclusivamente a investidores qualificados, nacionais e estrangeiros.
Com esta aquisição, a Atrys dá assim continuidade à sua aposta na inovação aplicada à saúde e prossegue na rota do cumprimento do seu plano estratégico de crescimento, que contempla um volume de negócios proforma de 220 milhões de euros para o exercício 2022 e um EBITDA ajustado de 50 milhões de euros.
Nesta operação, a Atrys contou com a assessoria legal da Pinsent Masons e a Mediobanca – Banca di Credito Finanziario S.p.A. atuou como assessora financeira da empresa. Do seu lado, os vendedores foram assessorados pela EY España. A PwC España foi a empresa encarregue de realizar a Due Diligence.

Sobre a Atrys
A Atrys Health (BME:ATRY), fundada em 2015, é uma multinacional espanhola que oferece serviços de diagnóstico e tratamento médico de precisão. É pioneira no âmbito da telemedicina e da radioterapia de última geração. A empresa integra equipas com mais de dois mil profissionais, estando presente em Espanha, Portugal, Suíça e América Latina. A Atrys estrutura a sua atividade em torno de cinco unidades de negócio: telemedicina, oncologia, patologia, prevenção y big data. Através delas, leva a cabo tratamentos de radioterapia convencional e avançada, realiza exames de diagnóstico na sua própria rede de laboratórios, analisa de forma telemática exames de radiologia, cardiologia, oftalmologia e dermatologia, prestando ainda serviços de smart e big data e de gestão de dados ao sector da saúde. A empresa está cotada em bolsa (BME Growth - BME) desde 2016 e faz parte do índice IBEX MAB® 15. Para mais informações, visite www.atrys.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário