terça-feira, 14 de junho de 2022

No âmbito de um protocolo com o Turismo de Portugal. Cantanhede adere a programa de formação de colaboradores da área turística

O Município de Cantanhede aderiu ao programa “Formação + Próxima”, tendo em vista a capacitação dos colaboradores do setor do turismo através de conteúdos formativos nas áreas das soft e hard skills com foco na resposta às necessidades que se anteveem para o futuro.

O programa vai ser implementado no âmbito de um protocolo de colaboração celebrado entre o Turismo de Portugal e os municípios da CIM Região de Coimbra, nos termos de uma deliberação aprovada unânime pelo Conselho Intermunicipal. O documento foi assinado pelos representantes das entidades envolvidas em 14 de junho, no decurso de uma sessão realizada na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, com a presença da secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques.

Subscrito pela presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, o acordo prevê ações de formação junto de empresários, gestores, quadros intermédios e operacionais para combater o modelo de baixas qualificações em que tem assentado a atividade turística ao longo dos anos.

O turismo é determinante para a economia nacional e as dinâmicas que se criaram nos últimos anos aumentaram a exigência sobre o setor, o que justifica estas ações de valorização continua de quem trabalha no setor, de modo a melhorar a qualidade do serviço prestado”, refere Helena Teodósio, para quem o sucesso de um destino turístico depende da “capacidade da oferta em responder cabalmente às necessidades e expectativas de quem nos visita”.

Segundo o que consta no protocolo, a Câmara Municipal de Cantanhede irá “colaborar no diagnóstico das necessidades de formação específica do município, no setor do turismo”, garantindo também a existência de espaços e equipamentos - pedagógicos, técnicos e informáticos - adequados à realização da formação”.

Já o Turismo de Portugal fica responsável por criar e executar um plano de formação que responda às necessidades da atividade turística do município, de acordo com o diagnóstico de necessidades realizado, assim como assegurar a contratação dos formadores e dos mentores do Programa, privilegiando os recursos humanos da região.

A iniciativa do Turismo de Portugal, inserida no plano “Reativar o Turismo, Construir o Futuro”, tem o objetivo de capacitar 75 mil profissionais do setor até 2025, de forma gratuita e adaptada às necessidades locais de cada município.


Nenhum comentário:

Postar um comentário