sábado, 4 de junho de 2022

Braga | Semana Santa na Rede Europeia: realidades vivas de um património rico em tradição

A Rede Europeia de Celebrações da Páscoa e da Páscoa é imensamente rica em património e tradições. Numerosas e diversas são as manifestações em que esta tradição é apreciada mostrando-se como uma realidade viva presente no continente europeu e que combina as suas diferentes e complexas formas de expressão e, ao mesmo tempo, com muitos pontos em comum. Sem dúvida, um património tangível e imaterial que, a partir desta Rede, trabalhamos para a sua proteção e divulgação. Hoje queremos mostrar-lhe algumas pequenas pinceladas que refletem algumas das principais celebrações da Semana Santa e da Páscoa na Europa.

BRAGA (Portugal)

A cidade de Braga vive a tradição da Semana Santa na comunidade desde que o Cristianismo foi implantado no século IV. As ruas estão vestidas de púrpura, adornadas para o evento com bandeiras e cheiro de incenso. Na Sé de Braga realizam-se as principais comemorações litúrgicas que reclamam a identidade da sua Semana Santa. Em sete igrejas de Braga o túmulo do Senhor é venerado durante os dias de celebração desta tradição. E no Domingo de Páscoa começa a alegria! Ouvem-se sinos a repicar à distância.


ALCALÁ LA REAL (Espanha)

A Semana Santa em Alcalá la Real é o momento mais importante da vida da cidade.  As cerimónias realizadas combinam as representações ou Passos proclamados na rua e as procissões tradicionais. As performances são uma fusão de duas tradições diferentes: os carros sacramentais ou mistérios (peças do teatro religioso) e os «ingenios» (representações religiosas festivas de passagens bíblicas da vida, paixão e

morte de Cristo).


BAENA (Espanha)

O som do tambor das multidões de judeus, rabos-brancos e rabos-pretos, marcam a evolução da Quaresma e da Semana Santa em Baena. Celebração que se realiza entre a solenidade dos desfiles e os seus Passos particulares ou encenação, representações gestuais evangélicas que lembram os carros sacramentais que, desde o barroco até aos dias de hoje, se mantiveram inalterados graças à tradição. Cada uma das irmandades baenenses deve ser entendida como um compêndio de diferentes irmandades e quadrilhas (associações cívicas que integram os judeus) que se unem no mesmo desfile para demonstrar a sua devoção à mesma defesa. Estas procissões ocorrem por ordem cronológica durante a semana.


CABRA (Espanha)

Com as suas 29 irmandades e irmandades, séculos de tradição e arte a varrer as suas ruas, a Semana Santa de Cabra é uma tradição que se mantém viva, com todo o seu simbolismo, com a presença de judeus e romanos, tambores e trompetes, nas suas cerimónias.  A festa Egabrense não só se destaca pela sua religiosidade, mas também pelo elevado nível patrimonial que as suas irmandades guardam. Entre os criadores das imagens de devoção estão as mãos dos mais importantes professores das escolas andaluzas, orientais e ocidentais. Obras de vulto vestidos, isentos ou conjuntos que respondam aos traços de José de Mora, Pedro de Mena, Francisco Salzillo, Pablo de Rojas e até mesmo do círculo de Martínez Montañés.


CARMONA (Espanha)

A decorrer dentro das suas muralhas de pedra, das suas ruas estreitas e das suas praças escondidas, a Semana Santa em Carmona permite um exercício de sobriedade, devoção e beleza singulares. O indiscutível interesse artístico desta emblemática manifestação reflete-se numa imagem impressionante do Senhor da Amargura, feita em 1521 por Jorge Fernández Alemán. Bordados, esculturas, diferentes tipos de tecidos, bem como peças da melhor ourivesaria, enriquecem a Semana Santa Carmonense.


ÉCIJA (Espanha)

Écija preserva espetaculares procissões com imagens importantes de grande relevância histórico-artística que têm séculos de história. Herdeiros de uma grande devoção, desde o sábado da Paixão, com a Procissão da Oliveira, e até domingo de Páscoa, uma Associação Paroquial e treze Irmandades percorrem as ruas do concelho. A Irmandade do Cativo, com a passagem de 'La Borriquita' (burrinha), que parte no Domingo de Ramos de manhã, e Jesus Cativo e um Dolorosa sob pálio, que parte à tarde, abre oficialmente a Semana. Maior.  Também processionam o Cristo da Saúde, do século XVI aproximadamente, o Cristo do Yedra, de 1630 e atribuído a Juan de Mesa, o Cristo da Expiração, escultura do século XVII por Pedro Roldán. De destacar o estilo Ecijano de transportar os Passos, que alguns ainda preservam e que carregam sobre os ombros, homens vestidos de túnica e capillo (a cobrir o rosto).


LORCA (Espanha)

O que se destaca na Semana Santa de Lorca é a teatralidade e espetacularidade das suas celebrações. Devoção, arte, cor e música surpreendem todos aqueles que querem recordar aqui a Paixão de Jesus Cristo. A Semana Santa em Lorca também é conhecida como "branco e azul" devido à rivalidade das suas duas principais irmandades. Na quinta e na Sexta-feira Santa, a cidade é uma explosão de cores numa procissão barroca, onde desfilam duas Irmandades, caracterizadas pelas suas cores: branco e azul. O grande desfile acontece no que é descrito como "La Carrera". Um grupo de pessoas que representam soldados romanos, tropas egípcias ou personagens da mitologia greco-romana estão reunidos para retratar cenas antigas do Testamento em grandes carros alegóricos, cavalos impressionantes e grupos equestres espetaculares.


LUCENA (Espanha)

Um dos eventos mais singulares da cidade é a Sua Semana Santa que em Lucena tem o seu próprio estilo inconfundível que mistura arte, estética e tradição. O seu maior sinal de identidade provém de todas as singularidades que constituem o mundo de "La Santería", uma tradição única para a forma de carregar os tronos (a ombro, por fora e cara descoberta, ao som do tambor e do torralbo), adicionados a uma magnífica riqueza das suas 17 irmandades, algumas delas com mais de quatro séculos de história.


ORIHUELA (Espanha)

A Semana Santa em Orihuela combina os espetaculares tronos com o som das trombetas "gémeas" durante o dia ou a Canção da Paixão à noite. Uma das procissões mais importantes é a que se realiza na Quinta-feira Santa à noite: a do Santo Cristo do Silêncio. Nele pode-se ver duas longas filas de confrades, vestidos com hábitos capuchinhos, com a cabeça tapada, caminhando entre a multidão em silêncio absoluto. O Cristo da Consolação, obra de José Puchol (1795), é outro dos protagonistas da Semana Santa em Orihuela. No seu percurso pode ouvir-se a Canção da Paixão, uma obra imaterial que remonta ao século XVI e cujo canto de "anjos roucos" tem sido transmitido pela tradição oral até aos dias de hoje. Destaca ainda a procissão do Santo Enterro de Cristo, no sábado santo, uma procissão oficial de luto na qual participa todo o governo municipal.


OSUNA (Espanha)

O esplendor desta celebração em Osuna,baseia-se nas suas imponentes procissões que percorrem as suas ruas e monumentos, e na importância histórico-artística dos seus degraus e procissões, rodeados por um ambiente patrimonial notável e que sincroniza influências do Oriente e oeste da Andaluzia, especialmente nas suas esculturas e forma de levar os Passos (andores). Outra atração desta série de manifestações é o valor incalculável das excelentes esculturas que compõem os seus passos, que foram elaboradas por autores como Juan de Mesa, Vicente de Tena ou José de Mora, entre outros.


PRIEGO de CÓRDOBA (Espanha)

A Semana Santa do Priego de Córdoba é uma das manifestações mais relevantes do género na sua região. A população sai à rua para acompanhar as procissões onde são transportados Passos (andores) de tamanhos extraordinários, numa demonstração repleta de fervor popular e emoção. A solenidade das diferentes irmandades, que começam no domingo de Ramos, contrasta fortemente com a participação popular no ritual da Sexta-Feira Santa, quando um grande número de pessoas anseia mover-se ao lado dos degraus para subir ao monte do Calvário onde o Nazareno abençoará milhares de ramos ornados, mostrados pelos seus devotos com a mão levantada. Destaca ainda a celebração de El Prendimiento, uma performance teatral sagrada que representa a última ceia de Jesus, a Oração no Horto e a Sua Prisão.


PUENTE GENIL (Espanha)

A Semana Santa  em Puente Genil afirma-se como uma das manifestações mais importantes e únicas da religiosidade popular da Andaluzia devido àsua própria identidade.  A "Mananta" (contração das palavras Semana Santa) é uma dimensão única, parece que estamos perante uma mistura de símbolos, numa desordem contraditória. Aí reside o seu mistério e a sua reivindicação. No total são 23 procissões de irmandades, que decorrem desde o sábado da Paixão até ao Domingo de Páscoa, acompanhadas pelos "guras", cerca de 400 personagens bíblicos do Antigos e Novo Testamento e símbolos da teologia cristã. A sua origem remonta a 1664.


UTRERA (Espanha)

A Semana Santa em Utrera é um dos eventos religiosos e festivos mais importantes da cidade que desperta o fervor dos seus habitantes. Durante os sete dias da Semana Santa, as suas 13 irmandades percorrem as ruas da cidade com os seus andores em imponentes procissões que despertam o fervor e devoção dos espectadores e participantes. Todas as procissões passam pela Plaza del Altozano onde bancos e cadeiras são colocadas. Nos desfiles de procissão, o legado religioso e artístico das irmandades é especialmente apreciado, alguns deles fundados entre os séculos XVI e XVIII.  Na madrugada da Sexta-Feira Santa poderá desfrutar do chamado "Cigano Madrugá", em que os ciganos de Utrera cantam aos seus detentores: o Cristo da Boa Morte e a Virgem da Esperança.


VIVEIRO (Espanha)

Viveiro tem nas celebrações da Semana Santa o seu momento áureo do calendário. É o conjunto mais importante de manifestações da Páscoa na Galiza. Numerosos “passos” (andores), alguns deles articulados e de grande interesse artístico, protagonizam as suas procissões solenes, nas quais confrarias e irmandades enchem as ruas desta cidade galega com religiosidade e ambiente introspectivo. Eucarístias, via crucis ou Tamboradas, entre outras manifestações, precedem os grandes dias.  Os atos mais marcantes começam na quinta-feira Santa, com a procissão da Última Ceia.


CALTANISSETTA (Itália)

A Semana Santa de Caltanissetta é considerada uma das mais importantes da Sicília.  O festival começa no Domingo de Ramos, com a representação de Jesus de Nazaré num andor em forma de barco, coberto de flores e conduzido pelas ruas do centro histórico de Caltanissetta. Destaque para a procissão na quarta-feira Santa, quando o Real Maestranza dá lugar às celebrações oficiais da Semana Santa de Nissena: o capitão do Maestranza está à frente da procissão carregando um Crucifixo com um véu preto. Tanto o capitão como os outros membros usam luto: gravata, meias e luvas pretas. Os destaques incluem os passos de La Varicedde, Le Vare, Il Cristo Nero e a Resurrezione.


PALERMO (Itália)

Também na capital siciliana os ritos da Semana Santa são um evento religioso popular típico. Este conjunto de rituais (também conhecido como Vare) tiveram origem na história da Sicília espanhola (1516-1713), quando toda a ilha estava sob o domínio da Coroa de Aragão anexada ao Reino de Nápoles. A influência da intensa experiência castelhana dos cerimoniais da Semana Santa influenciou não só nos figurinos utilizados, (como imagens, palios e acessórios), mas também a forma como a população os experimentou. No total são 38 procissões, entre grandes e pequenas, que percorrem as ruas de Palermo ao longo da Semana Santa.


BIRGU (Malta)

A Semana Santa é comemorada com grande zelo. A Quaresma é marcada por manifestações semanais piedosas que se intensificam durante a Semana Santa, quando duas procissões solenes são realizadas com estátuas em tamanho real. Na atualidade, conservam-se ainda oito grupos de estatuária, adornados com veludos e sedas finas, incluindo auréolas e outros objetos de prata. Estas exibições incluem: os cinco mistérios tristes do rosário, a Verónica mencionada nas estações da Via Crucis (também conhecida como o Caminho da Cruz), o Monumento do Cristo morto num túmulo ornamentado, e Nossa Senhora das Dores.


ŠKOFJA LOKA (Eslovénia)

"Škofja Loka Passion Play" é uma peça teatral que se realiza sob a forma de uma procissão nas ruas do centro da cidade durante a Quaresma e Páscoa. Com mais de 900 artistas locais, esta representação baseia-se num manuscrito de um monge capuchinho, onde são descritas 20 cenas das estações da Via Sacra e outras do Antigo e Novo Testamento. Representada no dialeto da época em que foi escrita, a peça passa-se em diferentes locais da cidade. Além dos atores, outros 400 voluntários da comunidade participam na produção da peça. Dada a complexidade exigida pela sua representação, é realizada apenas de seis em seis anos.


Mais sobre a Rede Europeia

A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa foi criada em 2019 e faz parte da Fundação Italiana Federico II, representando os municípios de Palermo e Caltanissetta, da Sicília, Itália; o município de Birgu, em Malta; a Comissão de Quaresma e Celebrações da Semana Santa, em Braga, Portugal; as Representações da Paixão de Cristo, em Skofja Loka, Eslovénia; os municípios que fazem parte da rota Caminos de Pasión (Alcalá la Real em Jaén, Baena, Cabra, Lucena, Priego de Córdoba e Puente Genil em Córdoba e Carmona, Écija Osuna e Utrera em Sevilha). Também dentro da geografia espanhola encontramos Orihuela em Alicante; Lorca, em Múrcia e Viveiro, em Lugo.

 

Esta Rede tem como objetivo promover e divulgar o património cultural, tanto material como imaterial, relacionado com as comemorações da Semana Santa e da Páscoa, através de ações que valorizem este património, promovam o desenvolvimento turístico sustentável e contribuam para a salvaguarda do património imaterial através de trabalhos científicos e de investigação. Da mesma forma, o seu principal objetivo é unir forças e sinergias para consolidar um modelo de estudo, salvaguarda e divulgação do património das tradições da Semana Santa e da Páscoa na Europa.

https://www.holyweekeurope.com/

(crédito da fotografia: © Comissão da Semana Santa de Braga / Hugo Delgado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário