segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Sismo de magnitude 6,4 atinge fronteira entre Turquia e Síria

Cerca de duas semanas depois do forte sismo, a província de Hatay voltou a ser abalada por um terramoto que derrubou edifícios e provocou vítimas.
Um sismo de magnitude 6,4 atingiu, esta segunda-feira, a fronteira entre a Turquia e a Síria, onde há precisamente duas semanas um forte sismo de 7,8 na escala de Richter provocou a morte de mais de 46 mil pessoas.
O epicentro deste novo sismo foi registado a sul da cidade de Antaquia pelas 20:04 (17:04 hora de Lisboa), segundo dados do observatório Kandilli, em Istambul, e também foi sentido em países vizinhos.
Há relatos do colapso de edifícios e de, pelo menos, 70 feridos e três mortos. As autoridades do país pedem para a população se manter afastada da costa.
#الشرق_عاجل موفد "الشرق": أنباء عن وفاة 3 أشخاص من عائلة واحدة إثر زلزال هاتاي #عاجل https://t.co/N0Z1pHFy60
— الشرق عاجل Asharq Breaking (@AsharqNewsBrk) February 20, 2023
"Foi terrível, janelas partidas caíram sobre nós. Todos deixaram as lojas em pânico. Com a escuridão ainda não dá para ver o que aconteceu", realçou Ugur Sahin, repórter do jornal BirGün, à Efe por telefone.
O serviço de emergência nacional turco (Afad), que localiza o epicentro do terremoto no bairro de Defne, na própria Antaquia, relatou uma segunda réplica, de magnitude 5,8, com epicentro em Samandag.
As imagens que nos chegam são de uma televisão turca, que estava em direto no momento do abalo, na localidade de Hatay, na Turquia a dois quilómetros da fronteira com a Síria.
De acordo com jornalistas da agência France-Presse (AFP), o abalo foi sentido com muita violência em Antaquia e Adana e provocou o pânico entre a população já fortemente atingida pela recente tragédia, levantando ainda grandes nuvens de poeira na cidade em ruínas.
Ahmet Ovgun Ercan, prestigiado geofísico da Universidade Técnica de Istambul, assegurou à estação HalkTV que este terramoto, que estimou de 17 segundos de duração, é um fenómeno normal e antecipou que alguns edifícios já danificados terão desabado.
Mais de 44.000 pessoas morreram na Turquia e na Síria na sequência de fortes abalos sísmicos no dia 6: ao terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter - com epicentro em território turco - seguiram-se várias réplicas, uma das quais de magnitude 7,5.
Na sexta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aumentou para 84,5 milhões de dólares (79 milhões de euros) o pedido internacional de ajuda financeira destinado às vítimas destes sismos.
Segundo o Afad, mais de 6.000 tremores secundários foram registados desde os terramotos que devastaram o sul da Turquia e a Síria.

SIC Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário