quarta-feira, 23 de março de 2016

A TÚNICA

Nunca vista uma túnica que não lhe pertence. Quando faz isso, você cria dificuldades para muitos à sua volta, e criará dificuldades para você mesmo.
Aquela túnica, não serve para você. Ela não foi feita para você.
Cada um possui um propósito de vida, e Deus, nosso criador, nos dotou de dons diversos. Uns receberam mais, outros receberam menos, conforme Deus quis. Nada a contestar, muito a agradecer! Deus é Deus!
Situação crítica e aposta infeliz - Jornal O Guaíra
João António Pagliosa *    
Porém, precisamos exercitar os dons recebidos, desempenhar nosso papel, sermos protagonistas da historia, realizar a missão, o ministério que a cada um compete, segundo os nossos talentos.
Quando vestimos túnica que não nos pertence, nós fracassamos. É comum ver isso em nosso trabalho, na escola, no clube, enfim, em qualquer lugar. Percebemos pessoas exercendo funções para a qual não estão preparadas, não estão maduras.
Em João 19:23 e 24, os soldados romanos, por ocasião da crucificação, tomam as vestes de Jesus, e a dividem em quatro partes, porém a túnica, de comum acordo, é sorteada entre os quatro soldados. Isso porque a túnica era de fino acabamento e não possuía nenhuma costura, sendo toda tecida de alto a baixo. Se a rasgassem, iriam inutiliza-la. Daí,  sortearam-na.
E a sortearam para cumprir as escrituras, pois em Salmos 22:18, está escrito pelo rei Davi, muito séculos antes do nascimento de Jesus: “Repartem entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica, deitam sortes.” 
E Deus distribuiu túnicas de unção aos seus filhos. Há aqueles que receberam unção dobrada. É o caso de Eliseu, discípulo de Elias. Elias operou sete milagres, enquanto Eliseu operou quatorze milagres, e o último deles aconteceu alguns anos após a morte de Eliseu. Como assim?
Veja, no calor de uma batalha, um soldado caiu morto exatamente sobre o local onde estavam os ossos de Eliseu, e o corpo do soldado ao tocar os ossos do profeta, imediatamente readquire vida e retorna a batalha, agora pleno da Unção de Deus.
Deus deseja dar a você, a mesma unção dobrada, e para obtê-la é necessário que obedeça. Obedeça como obedeceu Josué, como obedeceu José do Egito, e como obedeceu o rei Davi, três filhos de Deus que receberam a Túnica de Unção.
Josué era filho de Num, e após a morte de Moisés, foi escolhido por Deus para guiar o povo hebreu, a Canaã, a Terra Prometida. E Josué reinou sobre uma nação, e ele tinha também unção de autoridade, outorgado por Deus. Tudo deu certo para Josué, afinal, ele obedecia a Deus e tinha intimidade com Ele.
E José? Este era o filho querido de Jacó, com sua esposa Raquel, a mulher por quem trabalhara durante quatorze longos anos, a seu sogro. E a preferência de Jacó por José, despertava a ira de seus irmãos mais velhos, a ponto de desejarem matá-lo.
E no dia que resolveram matar José, este vestia túnica presente de seu pai. E os irmãos mais velhos, após violenta discussão, resolvem jogá-lo num poço no deserto, e tiram-lhe a túnica antes de lançá-lo. O poço é mui fundo e é impossível sair dali. José desespera-se, e começa a gritar a plenos pulmões, e seus gritos chamam a atenção de um grupo de viajantes que passavam pelo local. E o retiram do poço; e o vendem como escravo, no Egito.
A túnica de José é manchada com sangue de cabrito pelos irmãos e entregue ao pai Jacó. Este, ao receber a túnica do filho amado, quebranta-se de dor, imaginando que José fora estraçalhado por animal selvagem. Em Genesis 37:3 e 4, lemos: “ Ora, Israel (Jacó) amava mais a José que a todos os seus filhos, porque era filho de sua velhice, e fez-lhe uma túnica talar de mangas compridas. Vendo, pois, seus irmãos que o pai o amava mais que a todos os outros filhos, odiaram-no, e já não lhe podiam falar pacificamente.”
Às vezes, nós nos esforçamos muito para conseguir algo, e fracassamos. O que será que nos falta? O que nos falta, prezados, é intimidade com Deus, falta a presença de Deus.
Aqueles que possuem intimidade com Deus, pedem a graça, e são ouvidos; Deus inclusive aproxima seu ouvido para ouvir mais nitidamente. E age, e se manifesta com todo seu poder, liberando a graça solicitada.
Apenas filhos especiais possuem intimidade com Deus, e são aqueles que se esvaziam para se encherem de Deus. É muito simples, e é absolutamente eficaz.
O pastor Aparecido, desejou ver Deus, e então Deus se manifestou a ele, dizendo: “ Observe o homem, ele é uma parte sólida e duas partes líquido. Observe o planeta Terra, ele é uma parte sólida e duas partes líquido. E Eu? Eu sou o grande Eu sou.”
Ao ler Isaías 40:12, você entenderá o tamanho de Deus.
Ao ler Apocalipse 3:20, você terá intimidade com Deus.
E numa determinada ocasião, o rei Davi, reclamou com Deus: “Oh, Senhor, eles repartem entre si a minha túnica.”
Mas Davi era um homem segundo o coração de Deus. Sofreu dissabores e angústias em função de suas faltas, e se arrependia, e se quebrantava, e clamava pelo perdão de Deus. E Deus o ouvia, o perdoava, e Davi sempre teve Unção de Deus, e conforme lemos em 1 Crônicas 29:28, “Morreu em ditosa velhice, cheio de dias, riquezas e glória; e Salomão, seu filho, reinou em seu lugar.”
Jesus quer voltar, os sinais mostram que esta volta está próxima, entretanto são pessoas do mundo que estão impedindo a sua volta, pessoas infladas e cheias de orgulho, e nunca preocupadas com aqueles que sofrem a sua volta.
José do Egito objetivava salvar a sua nação. Ele conseguiu!
O rei Davi objetivava unir as nações de Israel. Ele conseguiu!
Jesus objetivava unir as nações da terra. Em Genesis 17, Deus fala a Abraão: “Farei uma aliança contigo e te multiplicarei extraordinariamente, será pai de numerosas nações, e em ti serão benditas todas as nações da Terra.” Para Deus, cada família é uma nação, meu prezado leitor.
Você que me lê, é um descendente de Abraão, portanto tem a responsabilidade de abençoar as nações da Terra. Quantas nações você já abençoou, e salvou? Onde está a sua túnica, meu prezado? Quando você irá desempenhar o papel que Deus lhe reservou? Não olvide que temos responsabilidades para com Deus, e eu, João Antonio Pagliosa, sei e reconheço que a minha túnica é falar, e escrever sobre a palavra de Deus. Ele me deu dons e eu não posso me omitir, porque se me omitir, Ele levantará outro em meu lugar. E eu estarei fora da glória de Deus.
Todo aquele que possui túnica, também possui cetro e coroa. E o próprio Deus declarou, “ Vós sereis reis e sacerdotes.”
Quem é sacerdote em sua casa? Você, homem, precisa assumir o seu papel e você mulher, aprenda a ser submissa a seu marido, porque quando o homem não assume seu papel, Deus levanta a sacerdotisa. Porém quando o homem acordar de sua letargia e assumir o papel de sacerdote, a esposa compreenderá e o apoiará.
Lar onde o marido exerce plenamente o papel de sacerdote, é lar cheio de unção de Deus, e esta família prosperará e viverá a felicidade do Senhor!
Deus é rei e tem túnica, cetro e coroa. Nós cristãos somos seus representantes, e precisamos ter túnica, cetro e coroa.
Davi era odiado pelo rei Saul, que tentou matá-lo em várias ocasiões. E em pelo menos três situações, Davi poderia ter matado Saul, mas ele não fez isso, porque reconhecia que Saul era ungido do Senhor, e Davi confiava em Deus, e nós não podemos envergonhar Deus com ações falhas e inadequadas. Não podemos vestir túnica que não nos pertence!
E Davi venceu Golias, unicamente pela sua FÉ! Diante de Deus, você não é diferente de Davi, e, portanto, também poderá sobrepujar seus gigantes. Você derrubará, exterminará, aniquilará todos os seus gigantes, isto é, as suas dificuldades, unicamente pela sua FÉ, se perseverar em Jesus Cristo.
Então, meu prezado, assuma o compromisso de cuidar de seu Ministério perante Deus, e perante você mesmo. Vista sua túnica de acordo com seus dons!
Para cada ministério, existe uma túnica. E há uma infinidade de dons, eles são incontáveis, porém Deus deu pelo menos um a você. Descubra seu dom e seja cuidadoso, zeloso com o ministério que Deus lhe reservou, e saiba que Ele irá prova-lo. Ele o testará! Lembra-se da parábola dos talentos? Pois é!
E Deus nos criou únicos. Somos todos iguais para a salvação, mas não somos iguais para a função. “Faça cada um, de acordo com seus dons.”
O rei Saul, regrediu porque desobedeceu a Deus, portanto tenha muito cuidado com a porta de juízo em sua vida. Não olvide que Deus é fogo consumidor!
E a história de Jó, nos mostra que o diabo pode tirar tudo na vida de cada um de nós. Mas o diabo não pode nos tirar o propósito que Deus nos reservou. A túnica ministerial de Jó, era Intercessão, e a Bíblia nos mostra que a partir do instante que Jó orou pelo próximo, ele prosperou. E a unção, ora, ela veio dobrada!
Ninguém ganha de Deus em abençoar! Tanto Josué, quanto José, quanto Davi, quanto o próprio Jesus, são exemplos magníficos que ilustram isso.
Você pode ter sido retirado de seu território, a exemplo de José, mas Deus irá lhe abençoar, onde quer que você esteja. Daniel foi jogado na cova de leões famintos, mas Deus amava Daniel, e simplesmente ordenou que os leões jejuassem naquele dia. E Daniel saiu ileso!
Deus comerá os seus inimigos como pão, como brioche, porque Ele está preocupado com você e que você seja vitorioso; mas enquanto você murmurar, você não será abençoado. Enquanto você transgredir, você continuará sofrendo.
Ora, pare de sofrer! Confie plenamente em Deus, com fé inabalável, e esvazie-se de si mesmo, e então será luz do mundo, será sal da terra. Iluminará e dará sabor aos que o cercam.

Nota de esclarecimento: O presente artigo foi escrito baseado na ministração do Pastor Aparecido Rodrigues, na Igreja MEVA, em Curitiba, em 14 de fevereiro de 2016.

Atenciosamente.
João Antonio Pagliosa    - Engenheiro Agrónomo (*)
Curitiba, 15 de fevereiro de 2016.

NB: Lembramos aos autores dos artigos de opinião que os mesmos devem fazer-se acompanhar de uma foto pessoal a seu gosto.
Como já devem ter reparado pelos artigos anteriores, o autor dos mesmos vive no Brasil, e justiça seja feita, é um prazer para nós (para mim diga-se) receber colaboração de outro País.
Esperamos pela colaboração de outros leitores.

J. Carlos
 Editor|Administrador do Litoral Centro
editorlitoralcentro@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário