quarta-feira, 23 de março de 2016

Em Portugal 20% dos trabalhadores são temporários

Imagem:tsf
Na Europa, só há dois países que ultrapassam estes números.

Não é fácil quantificar esta realidade, devido ao fenómeno dos falsos recibos verdes, trabalhadores temporários e sem vínculos formais, que trabalham com os mesmos termos que um contratado.

A partir dos números registados de contratos a prazo é possível construir uma estatística. Os números não são animadores - 20% dos trabalhadores em Portugal são temporários. Na Europa, só Espanha e Polónia ultrapassam estes números.

Os últimos dados comparáveis do Eurostat são do ano passado. O economista João Cerejeira explica que, neste capítulo, o mercado laboral português distancia-se da maioria. "Estamos 7 pontos percentuais acima daquilo que é a média para os países que fazem parte da moeda única".

Mesmo em toda a União Europeia, Portugal continua a ser o terceiro país com mais percentagem de contratos temporários. Antes da crise, e nos primeiros anos da troika, a tendência era de descida, mas o economista da Universidade do Minho lembra que entretanto a dinâmica inverteu-se.

Em relação aos falsos recibos verdes, são difíceis de quantificar. As inspeções de trabalho permitiram detetar mais de 1500 casos em 2014, o triplo do ano anterior, mas só foram inspecionadas 16 mil empresas, ou seja, apenas 4% do tecido empresarial português.


Fonte: tsf

Nenhum comentário:

Postar um comentário