quarta-feira, 23 de março de 2016

O HOMEM NA SOCIEDADE – O corpo é matéria cósmica

10 – O corpo é matéria cósmica.


O corpo está em contacto com o mundo por meio de uma superfície exterior, em que anda envolvido, e também por um espaço interior por onde circulam e são assimiladas as substâncias nutritivas.  Toda a estrutura do homem e o seu próprio carácter dependem em grande parte da constituição geológica circunstante. Pelo ar que respira e pelo alimento que ingere. É a parte corporal que se forma e renova do limo da terra…

A narração bíblica, que não é científica mas popular, parece vir em auxílio da ciência. Escreveu Leão XIII em 1893: «Não pode nunca haver desacordo real entre o teólogo e o físico, enquanto cada um permanecer na sua própria esfera».

Quer dizer que a verdadeira ciência aproxima de Deus, harmoniza-se com a Revelação, que não é um património estático, mas uma doutrina viva e mantida pelo Espírito Santo.

Não ignoro que o corpo voltará à terra, ainda que indirectamente… Mas creio na ressurreição dos corpos e na vida eterna. (Acrescento: Glória a Deus Pai na Terra e nos Céus então criados por Ti) J. Carlos.

Por Ferreira E. Silva

Princípios de uma antropologia, Pagª. 20, 2ª. Edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário