quarta-feira, 16 de março de 2016

360º - Dois fugitivos detidos na Bélgica e mais uma vitória para Trump


360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaTrump tem menos um adversário na corrida para se tornar o candidato presidencial dos republicanos. O senador Marco Rubio desistiu depois de ter sido derrotado pelo milionário na Florida, o estado de onde é natural. Donald Trump venceu ainda no Illinois e na Carolina do Norte e está à frente no Missouri, mas perdeu no Ohio. Não tem ainda a nomeação garantida, mas quase. O João de Almeida Dias conta que nunca houve tanta mobilização entre os republicanos, muito por causa de Trump, mas resta uma dúvida: isso será suficiente? Do outro lado estará, muito provavelmente, Hillary Clinton, que esta madrugada ganhou quatro primárias democratas (ainda falta acabar de contar os votos no Missouri, onde Hillary também está à frente).

Os acontecimentos são ainda incertos na Bélgica, depois dos tiroteios que aconteceram ontem na sequência de uma ação antiterrorista ligada aos atentados de Paris.Segundo as últimas informações, não confirmadas oficialmente,terão sido detidos os dois suspeitos que estavam em fuga. Segundo o Derniere Heure, um terá sido capturado na noite de ontem e o outro hoje de manhã. Toda a tarde de terça-feira foi de grande tensão na zona de Bruxelas, com uma operação conjunta das polícias belga e francesa a acabar com quatro polícias feridos e um suspeito abatido (os acontecimentos foram seguidos ao minuto pelo Observador num liveblog especial). As autoridades vão dar uma conferência de imprensa ainda esta manhã.

Centenas de pessoas, entre artistas, políticos e anónimos, passaram pela Basílica da Estrela durante a noite para se despedirem de Nicolau Breyner. O funeralrealiza-se hoje a partir das 15 horas, seguindo da basílica para o cemitério do Alto de São João.

Informação relevanteDepois de 135 alterações, que Orçamento é que vai ser hoje aprovado finalmente pela Assembleia da República?A Rita Dinis e o Nuno André Martins explicam: é um Orçamento que quer dar várias boas notícias. Aumento do abono de família, alargamento da Tarifa Social de Energia, redução do IMI e inclusão das despesas com veterinários no IRS. Mas também com um maior aumento de impostos e com menos medidas de apoio à economia do que o Governo queria, por causa das negociações com Bruxelas. Está tudo muito bem explicado aqui.

Marcelo Rebelo de Sousa, que parte hoje para a sua primeira visita oficial (ao Vaticano e a Espanha) já tem a sua equipa de Belém completa. Só faltava mesmo saber quem iria ser responsável pela comunicação da Presidência. Marcelo escolheu o jornalista da TVI Paulo Magalhães, que apresentava o programa semanal de comentário de Manuela Ferreira Leite.

Isabel dos Santos e o CaixaBank continuam a negociar. Objetivo: o BPI fica espanhol e o BFA fica angolano. As conversas ainda decorrem porque, diz o Económico, há "pormenores a acertar".

O Estado decidiu recorrer da decisão de um tribunal inglês que deu razão ao Santander no caso dos swaps.Estão em causa contratos com o Metro de Lisboa e do Porto, com a Carris e com a STCP que têm um valor global de 1800 milhões de euros.

A Autoridade para as Condições do Trabalho comprou um drone (a sério). O objetivo (acredite) é detectartrabalhadores ilegais em campos agrícolas.

Em entrevista ao Público, o ministro do Ambiente afirma que a Uber não pode "exercer a actividade contratando quem contrata". João Pedro Matos Fernandes sugere que a empresa contrate taxistas. Além disso, assegura que a construção de novas barragens e a privatização da Empresa Geral de Fomento não são ilegais.

No futebol, o que há para dizer é isto: a assembleia geral do FC Porto teve críticas a Pinto da Costa e acabou com uma agressãoa um operador de imagem e ameaças a jornalistas. E também isto: o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, foi castigado pelo Conselho de Disciplina da Federação com 19 dias de suspensão por declarações que fez sobre a arbitragem. E finalmente isto: o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, também foi castigado, a 23 dias de suspensão, pelo mesmo motivo.

A eventual nomeação de Lula para o governo, que estava a ser vista como uma tentativa de dificultar as investigações da Justiça ao seu património, estácongelada - pelo menos para já. Tudo porque o senador Delcídio Amaral fez rebentar uma "bomba de múltiplos efeitos", como lhe chamam os jornais brasileiros, com as suas denúncias às autoridades (em entrevista ao Estado de S. Paulo, o ex-líder do governo no Senado usou a frase "Vem tanta coisa aí, tanta confusão"). O Globo avança que a Procuradoria-Geral da República vai investigar o atual ministro da Educação, Aloísio Mercadante, por "obstrução à justiça" e, pior, admite mesmo abrir um inquérito contra a Presidente Dilma Rousseff.

O Papa Francisco (que será o primeiro chefe de Estado a receber Marcelo Rebelo de Sousa) anunciou que vai abrir uma conta no Instagram. A fotografia de estreia será publicada nessa rede social no sábado, 19 de março. A conta vai chamar-se "Franciscus".

Mais uma excentricidade da justiça da Coreia do Norte:esta quarta-feira, um estudante americano que estava de visita ao país foi condenado a 15 anos de trabalhos forçados. O crime que cometeu, como se imaginará, foi terrível: terá roubado um cartazde propaganda do hotel onde estava hospedado. Admite-se que possa ser a forma encontrada por Pyongyang para ter negociações com os Estados Unidos.

Os nossos EspeciaisÉ uma das preocupações do novo Presidente da República - e de vários banqueiros também: será que os bancos portugueses vão ser todos controlado por Espanha? A Ana Suspiro foi perceber o que é que está em causa.

Depois da notícia de que foi encontrada uma nau que pertencia à armada de Vasco da Gama, chegam os vídeos das explorações subaquáticas na mais antiga embarcação dos Descobrimentos, que se afundou em Omã em 1503. Foram descobertos um sino, uma moeda e, possivelmente, um astrolábio.

Notícias surpreendentes
O Dia do Pai é já no sábado, por isso esta talvez seja uma boa altura para começar a pensar em presentes. A Ana Dias Ferreira dá uma ajuda. São 20 ideias - não seja esquisito, de certeza que há aqui alguma coisa para si.

Em 2019 vai estrear o novo Indiana Jones, o 5.º filme da saga. Há um número que todos devemos fixar: nessa altura, o ator principal, Harrison Ford, vai ter 77 anos (para não haver enganos, é melhor repetir por extenso: setenta e sete).

A PlayStation vai ter um acessório para realidade virtual. Chega em outubro. O anúncio foi feito ontem e também já há preço: 400 euros.

Estamos a meio da semana e nós damos algumas dicas para passar bem os dias que faltam até sábado: o Pedro Estevesrecomenda-lhe cinco álbuns que tem mesmo de ouvirde Pete Yorn a Aurora. E o Tiago Pais sugere-lhe três sítios novos para comer em Lisboa: uma envolve pregos criativos, outra sushi em madeira e o último focaccias de autor.

Por falar em comida, eis uma boa ideia: Itália está prestes a aprovar uma lei que incentivará, com uma redução nos impostos,os supermercados a oferecerem a instituições de caridade toda a comida que não for vendida.

O dia de hoje já começa agitado, com novidades nas eleições americanas e nas operações antiterroristas em Bruxelas, por isso vá passando pelo Observador - temos todas as informações atualizadas.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário