sexta-feira, 10 de junho de 2016

Festival Pão de Portugal regressa a Albergaria-a-Velha na próxima sexta-feira

Albergaria-a-Velha volta a ser a “Capital do Pão” nos dias 10, 11 e 12 de junho com a 3.ª edição do Festival Pão de Portugal. A Quinta da Boa Vista/Torreão recebe dezenas de produtores que vão apresentar mais de 70 variedades de pão das diversas regiões do país. Há ainda espaço para os complementos – compotas, enchidos e queijos – e um espaço dedicado ao fabrico do pão ao vivo, cujas fornadas serão distribuídas pelas IPSS do Concelho.

Mais do que um espaço de mostra e venda de pão, o Festival inclui um programa de animação variado com sessões de showcooking, conversas, música, atividades infantis e duas grandes novidades: visitas guiadas à Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha e o 1.º Festival de Cinema – Do Pão.

No fim de semana, os interessados em conhecer mais sobre a arte tradicional de moer o cereal podem participar nas visitas guiadas a cinco núcleos da Rota dos Moinhos de Albergaria-aVelha.

No dia 11, serão visitados o Moinho do Ti Miguel, em Angeja (10h00), o Parque dos Moinhos de Ribeira de Fráguas (10h00) e o Moinho do Chão do Ribeiro, em Mouquim (15h30).

No dia 12, os Moinhos do Regatinho, em Vilarinho de São Roque (10h00) e o Moinho da Cova do Fontão, em Angeja (15h30) estarão abertos para receber os participantes. Para além da visita aos moinhos, haverá um programa de atividades no local, que inclui passeios pedestres e de cavalo, jogos tradicionais, uma palestra e sessões de confeção de pão.

Outra novidade na edição de 2016 é o Festival de Cinema – Do Pão. Ao longo dos três dias, serão exibidos, na Biblioteca Municipal, filmes de curta e longa duração sobre a temática do pão. A concurso estarão obras de realizadores nacionais e internacionais, com destaque para a Índia e Itália, que apresentaram o maior número de filmes. O Festival de Cinema é fruto de uma parceria entre o Município de Albergaria-a-Velha e o Cine-Clube de Avanca.

Para os amantes da boa gastronomia haverá sete sessões de showcooking ao longo doFestival Pão de Portugal. Os chefs convidados desta edição são Marco Gomes, do Monverde Wine Experience Hotel, Renato Cunha, do Restaurante Ferrugem, Cristina Manso Preto, responsável pela sessão de culinária do programa “A Praça”, da RTP, e Pedro Terroso. No sábado, pelas 12h00, destaque ainda para “Conversas com Pão à Mesa”, com vários convidados a partilhar os seus pontos de vista sobre este alimento essencial no dia a dia.

Grupos locais, bem como nomes mais conhecidos do panorama musical, vão subir ao palco do Festival Pão de Portugal. No dia 10, o público pode contar com atuações do Grupo MusicalJuventude Branquense (15h30), do Grupo de Cantares de Santa Eulália (17h30), da Oficina Trauteias & Rodopias, do Programa Idade Maior (18h15), e dos Ligação Urbana (21h00). A noite encerra com um concerto com Ricardo Azevedo, ex-vocalista dos EZ Special, que tem construído uma sólida carreira a solo. Na tarde de sábado, a animação está garantida com a transmissão em direto do programa da RTP “Aqui Portugal”, a partir da Praça D. Teresa. À noite, pelas 22h00, o grupo francês Le Sextet à Claques traz o ambiente de um baile popular ao Festival do Pão e, pelas 23h30, os Mimo’s Dixie Band irão percorrer os vários espaços do recinto. No domingo, a partir das 17h30, a música estará a cargo de dois coros do Concelho, A Espiga e Canticis. Para além da música, haverá a performance de teatro “One Man Alone” no sábado, às 21h00, na Praça D. Teresa, e dança com o grupo Dimov, na tarde de domingo (15h00).

As crianças não foram esquecidas e o Festival Pão de Portugal inclui várias atividades para os mais novos. Na sexta-feira (12h30) e domingo (11h00) haverá sessões de showcooking para o público infantil, onde os participantes terão oportunidade de “meter as mãos na massa”. No primeiro dia do Festival, será dinamizada também uma hora do conto à volta do livro “O Vale dos Moinhos”, de Noelia Blanco e Valeria Docampo ao meio dia. As histórias infantis regressam no domingo, à mesma hora, com a apresentação do livro “Padaria”, de Isabel Fernandes Pinto.

Integrado na 3.ª edição do Festival Pão de Portugal está também o Trail Rota dos Moinhos “Estou Todo Moído”, que terá lugar na manhã de domingo. O evento desportivo é constituído por três percursos de 30, 18 e 10 quilómetros, sendo o último uma caminhada.

O Festival Pão de Portugal, distinguido por duas vezes nos Prémios Lusos, é uma organização do Município de Albergaria-a-Velha e conta com o apoio da Prave – Associação de Promoção de Albergaria-a-Velha e do Turismo Centro de Portugal.  

___________
NB: Enviem-nos as notícias das vossas localidades, os vossos eventos, com textos em Word e imagens em JPG para editorlitoralcentro@gmail.com serão de imediato divulgadas.

J. Carlos


Nenhum comentário:

Postar um comentário