quinta-feira, 9 de junho de 2016

SALGADO DESMENTE BAVA E DIZ QUE 18 MILHÕES DO SACO AZUL DO GES FORAM PARA O CATIVAR


 
Mário Cruz / Lusa
Ricardo Salgado, ex-presidente do BES
Ricardo Salgado justificou, no âmbito de um interrogatório no caso Monte Branco, as transferências no valor total de 18,5 milhões de euros para Zeinal Bava como uma forma de “cativar” o ex-CEO da PT, contrariando assim, a versão apresentada por este.
No segundo interrogatório a que foi sujeito, no Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa, no âmbito do caso Monte Branco,Ricardo Salgado justificou o pagamento de 18,5 milhões de euros feito a Zeinal Bava, através do chamado “saco azul” do Grupo Espírito Santo, a offshore Espírito Santo Enterprises, como sendo uma “remuneração extra” para o “cativar”.
Um dado apurado pelo Observador que salienta que as justificações apresentadas pelo ex-presidente do BES para aquele pagamento contradizem as que foram apresentadas, há menos de um mês, pelo próprio Zeinal Bava.
Em declarações ao jornal online, a 20 de Maio deste ano, Bava referiu que o valor seria um financiamento do GES para a compra de acções da própria PT, num cenário de privatização total da empresa, sem a intervenção do Estado.
Ora, Salgado disse no TIC, a 24 de Julho de 2015, que foi ele a ordenar as transferências como “sendo uma remuneração extra para cativar o CEO da PT e a equipa de “primeiríssima água” que Bava tinha seleccionado para ir para o Rio de Janeiro no início de 2011 para reorganizar a Oi”, cita a mesma publicação.
O ex-banqueiro terá também garantido no interrogatório que a ideia das transferências terá sido do próprio Bava, com o objectivo de “evitar que os quadros da PT fossem trabalhar para empresas concorrentes e, designadamente, que o ex-CEO da PT fosse contratado pelo mexicano Carlos Slim, o homem forte das telecomunicações na América Latina.
Os 18,5 milhões de euros foram transferidos para uma conta de Zeinal Bava na Suíça em duas tranches, em 2010 e em 2011, e a fusão entre a PT e a Oi só foi anunciada em Outubro de 2013.
ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário