quinta-feira, 9 de junho de 2016

PORTUGAL E TIMOR-LESTE, OS PAÍSES MAIS PACÍFICOS DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA

Portugal em 5.º e Timor-Leste em 56.º são os países de língua oficial portuguesa mais bem colocados entre os 163 listados no Índice Global de Paz de 2016, hoje divulgado, que não classifica Cabo Verde nem São Tomé e Príncipe.
O estudo divulgado hoje e produzido pelo Instituto para Economia e Paz, sediado em Sydney, apresenta a Islândia como o país mais pacífico do mundo e a Síria como o pior -- tal como no anterior -- dos 163 estados classificados, cobrindo 99,7% da população mundial.

Portugal subiu no 'ranking', passando do 14.º lugar no ano passado para o 5.º, logo a seguir à Nova Zelândia, Áustria, Dinamarca e Islândia, registando o maior progresso na Europa.
Dos restantes países de língua oficial portuguesa, a Guiné Equatorial ocupa a 62.ª posição, à frente de Moçambique, que surge na 68.ª.

Angola figura no 98.º posto, enquanto o Brasil está no 105.º e a Guiné-Bissau no 116.º lugar.

Os mais de 20 indicadores (qualitativos e quantitativos) utilizados para elaborar a lista dos países -- que incluem a Palestina pela primeira vez -- incluem segurança pública, violência policial, taxa de homicídios, justiça social, terrorismo, participação em conflitos, grau de militarização e gastos com armas.

De acordo com o Índice Global de Paz, que vai na 10.ª edição, o impacto da violência na economia global foi de 13,6 biliões de dólares (11,9 biliões de euros), o equivalente a 13,3% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial.

DM // MP - Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário