domingo, 28 de agosto de 2016

PP E CIUDADANOS CHEGAM A ACORDO PARA VIABILIZAR GOVERNO EM ESPANHA


 
Sergio Barrenechea / EPA
Mariano Rajoy (PP) e Albert Rivera (Ciudadanos) chegam a acordo para viabilizar governo em Espanha
Mariano Rajoy (PP) e Albert Rivera (Ciudadanos) chegam a acordo para viabilizar governo em Espanha
O Partido Popular (PP) espanhol e o Ciudadanos chegaram esta manhã a um acordo que viabiliza a investidura de Mariano Rajoy na chefia do governo, noticiam os diários El País e El Mundo, citando fontes dos dois partidos.
“Após uma semana de negociações, o PP e o Ciudadanos alcançaram um acordo para que os 32 deputados do partido de Albert Rivera votem favoravelmente a investidura de Mariano Rajoy“, noticia o El Pais.
De acordo com o matutino espanhol, o actual presidente do governo espanhol e o líder do Ciudadanos reúnem-se esta manhã com as equipas de negociadores de ambos os partidos para “ratificar” a assinatura do pacto de investidura no Congresso dos Deputados.
“Os dirigentes das duas formações aceleraram o fecho do acordo no sábado durante uma discreta reunião entre ambos”, refere o jornal.
Fontes quer do Partido Popular quer do Ciudadanos, citadas pela edição online do El Pais, confirmaram que Rajoy e Rivera fecharam esta noite a negociação.
Segundo o jornal, as duas delegações vão reunir-se às 12h30, estando previsto que os líderes parlamentares dos dois partidos assinem o acordo.
O chefe do executivo e o líder do Ciudadanos estarão depois na conferência de imprensa, acrescenta o jornal.
O acordo deverá pôr termo ao impasse político em Espanha, que já levou à repetição das eleições legislativas.
Após as eleições de dezembro do ano passado, que o Partido Popular venceu tinha vencido sem maioria, não foi possível formar governo em Espanha.
O PSOE – Partido Socialista Operário Espanhol conseguiu 90, o partido de esquerda radical e anti-austeridade Podemos obteve 69, e o centrista Ciudadanos, 40.
Esta distribuição inviabilizou a formação de uma maioria no parlamento espanhol com apenas 2 partidos, e todas as negociações para envolver 3 partidos numa solução governativa fracassaram, obrigando à repetição das eleições.
A 26 de junho, o Partido Popular venceu novamente as eleições legislativas em Espanha, desta vez com 137 deputados eleitos – um aumento de 14 lugares face aos 123 deputados conseguidos nas eleições de dezembro.
Um governo PP-Ciudadanos tem 169 assentos, a apenas 7 da maioria absoluta, sendo necessário ainda negociar o apoio de alguns dos 25 deputados eleitos pelas  formações regionais que conseguiram representação no parlamento
ZAP / Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário