segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Hora de Fecho: "Ninguém investe porque ninguém sabe o que aí vem"

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Investidores estão fartos da Europa e pouco querem saber de Portugal, de onde "só vêm notícias negativas" e onde há um "governo populista". A leitura é da economista Megan Greene, a @economistmeg.
Vários pontos sensíveis dos arredores da capital da Dinamarca foram evacuados devido a ameaça de bomba. Aeroporto entre os locais alvo de ameaça de bomba.
O ministro respondeu aos críticos que acusam os socialistas de "insensibilidade social". E introduziu uma novidade: afinal, atualização extraordinária pode chegar a pensões abaixo dos 275 euros.
Deputados da pequena região francófona da Valónia, na Bélgica, recusaram acordo comercial entre a União Europeia e o Canadá, criando uma crise embaraçosa e, potencialmente, perigosa para a Europa.
Um dos arquitetos da união monetária, Otmar Issing, diz que o euro não poderá sobreviver sem alterações profundas. E avisa: o BCE está a ser instrumentalizado pela política. "Isto não pode continuar"
Pedro Hispano foi o português com mais poder no mundo antes de Guterres chegar à ONU. O historiador Armando Norte, que acaba de publicar a biografia do único Papa português, conta-nos a história.
A operação para a reconquista da cidade iraquiana de Mossul ao Estado Islâmico já teve início. Depois dos EUA e da ONU agora foi a vez da Turquia reagir.
Uma empresa de entrega de comida descobriu que aquilo que comemos tem muito a dizer sobre as nossas tendências políticas. Em quem votaria se estivesse nos Estados Unidos? Descubra aqui.
Porque é que a ponte de San Francisco é vermelha? De onde veio o "Grito" de Munch? Sabia que a Mona Lisa tem uma irmã gémea? Os segredos das maiores obras de arte do mundo em 10 imagens.
Foi dos poucos fotógrafos estrangeiros a captar a imagem do Portugal de há quase 50 anos. Voltou para um documentário e para repetir imagens: "Quis saber se a alma do país continua igual", diz-nos.
Bruno Vieira Amaral escreve sobre o novo "Para Aquela Que Está Sentada No Escuro À Minha Espera": "O que está neste livro não é uma história, é uma voz que se ergue entre dois silêncios". 
Opinião

Helena Matos
Este ano quem vai reforçar a Segurança Social são os proprietários ricos. No próximo serão os ricos que até agora eram pobres. E no outro? Não interessa. O que conta é mentir com convicção.

Alexandre Homem Cristo
Houve, no OE2017, manipulação da informação para fins políticos – e a Educação não foi um caso isolado. Afinal, é mais provável que, em vez de aumento de 3,1%, haja redução para a Educação em 2017.

Djaimilia Pereira de Almeida
Certos lugares morrem com as pessoas que os animam. Talvez a imortalidade das pessoas adquira a forma dos espaços que, fora do coração dos outros, deixaram vagos — e que ninguém voltará a ocupar. 

João Carlos Espada
Churchill era defensor da tradição europeia e ocidental da liberdade sob a lei, para a qual acreditava que os povos de língua inglesa tinham dado uma significativa contribuição.

Paulo Ferreira
A gestão da sobretaxa e das pensões mostra como já passámos de uma sobrevivência orçamental ano a ano para uma navegação ao trimestre ou ao mês. Porque o dinheiro não dá para mais, claro.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário