segunda-feira, 17 de outubro de 2016

PS VENCE ELEIÇÕES E CONQUISTA QUINTA MAIORIA ABSOLUTA NOS AÇORES


 
Mário Cruz / Lusa
O presidente do Governo Regional e líder do PS dos Açores, Vasco Cordeiro
O presidente do Governo Regional e líder do PS dos Açores, Vasco Cordeiro
O PS conquistou hoje nova maioria absoluta nas eleições regionais dos Açores, ao conseguir eleger 30 deputados do total de 57 parlamentares da Assembleia Legislativa Regional.
O PSD conquistou 19 deputados, o CDS-PP quatro, o BE dois e o PCP-PEV um deputado e o PPM um deputado.
Esta é a quinta maioria absoluta consecutiva conquistada pelo PS na Região Autónoma dos Açores, após três vitórias de Carlos César e uma do actual presidente do Governo Regional e líder do PS dos Açores, Vasco Cordeiro.
Em relação às anteriores eleições, em 2012, os socialistas perdem um deputado, tal como o PSD, enquanto o CDS-PP e o Bloco ganham um cada. O PCP-PEV e o PPM mantêm um deputado cada.
Quando já estavam contados 90% dos sufrágios na Região Autónoma, o PS de Vasco Cordeiro somava um resultado de 50,6%, contra 29,1% do PSD.
A abstenção deverá situar-se entre os 57 e 62% o que, a confirmar-se, representa a mais alta taxa de abstenção de sempre nas eleições regionais açorianas.
Em 2012, o PS venceu as eleições regionais com maioria absoluta, (49,02%) e elegeu 31 deputados. O PSD obteve 20 mandatos (33,01%) e o CDS-PP três (5,67%). O Bloco de Esquerda (2,25%), a CDU (1,9%) e o PPM (0,08%) elegeram um parlamentar cada.
Um total de 228.160 eleitores, mais 3.033 do que no sufrágio de 2012, estavam inscritos para escolher os 57 deputados da Assembleia Legislativa Regional.
Concorreram às eleições 13 forças políticas: PSD, PSD, CDS-PP, BE, CDU, PPM, Livre, PAN, PCTP/MRPP, PURP, MAS, MPT e PDR.

Reacções

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, considerou que a eleição de dois deputados para a Assembleia Legislativa dos Açores foi um “resultado histórico”, mas lamentou que o PS tenha mantido a maioria absoluta nestas eleições.
“Mesmo com, infelizmente, o aumento da abstenção que se registou, o BE conseguiu aumentar significativamente o número de votos, conseguiu um resultado histórico”, afirmou Catarina Martins.
A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, congratulou-se hoje pelo “excelente resultado” dos centristas nas eleições açorianas, que elegeram mais um deputado regional, sublinhando que tiveram mais votos que BE e PCP juntos.
“Estamos muito satisfeitos por este resultado, saudamos o presidente do CDS Açores, Artur Lima, junto de quem me empenhei e com todos os cabeças de lista do CDS em cada uma das ilhas, para termos este excelente resultado para o CDS”, afirmou Assunção Cristas.
O secretário-geral do PS, António Costa, enalteceu hoje a “quinta vitória consecutiva” do PS nas eleições regionais dos Açores, vincando que tal resulta do “reconhecimento da excelência da governação” socialista, escusando-se a fazer leituras nacionais da votação.
“Não faço leituras nacionais de eleições regionais. Estas foram as eleições da Região Autónoma dos Açores, em que votaram as açorianas e os açorianos”, vincou António Costa, em declarações aos jornalistas na sede nacional do PS, em Lisboa.
O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, reconheceu que para o seu partido hoje não uma “noite de festa eleitoral”, depois do PS ter voltado a conquistar maioria absoluta nas eleições regionais dos Açores.
“Lamento que hoje não seja para o PSD uma noite de festa eleitoral”, afirmou Pedro Passos Coelho, numa declaração aos jornalistas na sede nacional dos sociais-democratas, em Lisboa.
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defendeu hoje que as eleições regionais dos Açores ficam marcadas negativamente pela “provável maioria” absoluta do PS e destacou o crescimento eleitoral da CDU.
“Como reiteradamente alertámos, o prolongamento da maioria absoluta não só empobrece a vida política democrática regional como constitui um obstáculo à concretização de medidas e decisões que correspondam às aspirações povo açoriano”, afirmou Jerónimo de Sousa.
ZAP / Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário