quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Presépio Tradicional inaugura a 1 de dezembro


Exposição no Edifício da Resinagem
Presépio Tradicional inaugura a 1 de dezembro


A Câmara Municipal inaugura o Presépio Tradicional, da autoria de Filipe Ferreira, no próximo dia 1 de dezembro (quinta-feira), pelas 17h00, no Edifício da Resinagem, situado na Praça Guilherme Stephens, na Marinha Grande.

Este ano, o Presépio que o autor Filipe Ferreira considera como um dos maiores presépios tradicionais da região, tem a extensão de cerca de 30 metros quadrados e apresenta perto de 700 figuras de barro que se associam a dezenas de peças e acessórios criados pelo autor.

O presépio evoca naturalmente o nascimento de Jesus Cristo e também usos, costumes e tradições portuguesas. Podem encontrar-se um pequeno mercado com barraquinhas de venda de cerâmicas, frutas, plantas e artesanato; uma tasca; ofícios  tradicionais como o ferreiro, o carpinteiro e o amolador de facas; uma área dedicada às romarias, onde não faltam a igreja, os arcos da festa, a procissão, um palco com o rancho a dançar, a tradicional quebra das panelas e um coreto.

O autor contempla ainda uma área reservada aos trabalho rurais com os lavores no campo, a vindima e a pisa das uvas; um galinheiro, uma coelheira, uma pocilga e um depósito de água. Para dar mais vida à mostra existem diversos elementos com movimento, entre eles, dois moinhos, um poço com a nora e o burro a rodar para tirar a água, um parque infantil com as crianças nos baloiços e até um oleiro a moldar o barro. A água também marca presença com uma nova cascata, com várias quedas de água para o rio, uma fonte com duas bicas e duas pequenas fontes. 

O comboio em movimento sobre as suas linhas que encanta sempre os mais pequenos, este ano até terá uma estação, para entrada e saída dos passageiros.

O presépio está patente ao público de 1 de dezembro a 6 de janeiro, de terça-feira a domingo,das 10h00 às 13h00; das 14h00 às 18h00; e das 19h00 às 22h00. A entrada é gratuita.

Esta iniciativa integra-se no programa “Viver Natal com M. Grande”, dinamizado pela Câmara Municipal para assinalar esta época festiva.

____________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário