Resultado de imagem para EUA. Candidata presidencial quer recontar votos em três estados
Jill Stein já está a angariar dinheiro para avançar com o processo. Hillary Clinton está a ser pressionada a fazer o mesmo.
A candidata presidencial norte-americana Jill Stein, do partido Verdes, exige uma recontagem de votos em três estados: Michigan, Pennsylvania e Wisconsin.
Jill Stein já iniciou uma campanha online de angariação de fundos para avançar com o processo de recontagem.
Segundo a candidata, “há provas evidentes de anomalias na votação” e “discrepâncias significativas nos votos”. Quer a recontagem porque a diferença entre os principais candidatos foi curta e para ter a certeza que as máquinas não foram alvo de hackers.
Jill Stein considera que “estas dúvidas necessitam de ser investigadas antes da certificação dos resultados das eleições de 2016”. “Merecemos eleições em quem possamos confiar”, lê-se no comunicado da candidata.
Esta movimentação da candidata presidencial surge já depois de vários activistas e académicos terem levantado dúvidas em relação aos resultados. Aliás, a própria Hillary Clinton tem sido muito pressionada a contestar os resultados de alguns estados.
Clinton venceu o voto popular, com mais de dois milhões de votos de avanço, mas perdeu a eleição no colégio eleitoral, que é o que decide as eleições norte-americanas.
rr.sapo.pt
__________________________________________________