quinta-feira, 24 de novembro de 2016

CMMG - Palestra e exposição “Re-Imaginar a Escola” no Auditório da Resinagem


O Auditório do Edifício da Resinagem, situado na Praça Guilherme Stephens, na Marinha Grande, recebe a palestra e a exposição fotográfica "Re-Imaginar a Escola" com Simone André da Costa, no dia 28 de novembro (segunda-feira), pelas 18h30. A entrada é livre.

A iniciativa é organizada pela Associação Casa d'Árvore - ABCNatur com o apoio da Câmara Municipal.

Simone André da Costa, partindo da sua obra “Projeto Globetrotter – Escolas e Comunidade Alternativas no Mundo” e da sua exposição fotográfica “Imagine a School”, irá abrir janelas para que possamos espreitar “Lugares Encantados da Infância” e, sem sair do lugar, iremos viajar para diversos lugares do mundo onde talvez possamos encontrar resposta a algumas destas perguntas:

“E se, da escola não fizessem parte, necessariamente, quatro paredes, mesas, cadeiras e janelas? E se, mesmo havendo salas, não houvesse paredes entre as mesmas e estas fossem aulas abertas sem divisões? (…) E se, as crianças pudessem escolher quando aprender e o que aprender, em grupos de trabalho de meninos e meninas de idades diferentes? (…) E se, a vida e a educação passassem a ser encaradas como percursos de autoeducação constante em vez de processos de avaliação quantitativa constante? (…) E se, a Escola pudesse ser “Livre”? E se, a nossa casa pudesse ser a nossa própria escola? E se, aprender se pudesse fazer viajando pelo Mundo?”

Foi da sua viagem pelo mundo, com 33 projetos educativos alternativos visitados através de 15 países diferentes, que nasceu a sua partilha em forma de livro e exposição fotográfica. Essa partilha será feita agora de forma privilegiada com a presença de Simone Costa na cidade da Marinha Grande.  Uma partilha inspiradora baseada em alguns dos projetos visitados, como Escolas da Floresta ou Forest Kindergarten, Escolas e Jardins-de-infância Waldorf, Montessori, Camphills, Ecoaldeias e Escolas Verdes, como a Green School Bali, na Indonésia.

_______________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário