quinta-feira, 24 de novembro de 2016

MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE CERVEIRA | Assembleia Municipal aprova Orçamento e GOP para 2017



Assembleia Municipal aprova Orçamento e GOP para 2017
O Orçamento e Grandes Opções de Plano para 2017 da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira foi aprovado, por maioria, com 10 abstenções do PS, na Assembleia Municipal da última sexta-feira. Dúvidas cingiram-se à presença do presidente da Câmara Municipal na fotografia com os restantes autarcas do Alto Minho, no dia da assinatura do Acordo de Colaboração com o Ministério da Educação, o qual Cerveira não assinou tendo já tornadas públicas as razões e alternativas em cima da mesa.
VNC 22/11/16
Pela importância que implica no desenvolvimento do concelho, era expetável que o ponto 4 do Período da Ordem do Dia – GOP e Orçamento para 2017 – da Assembleia Municipal suscitasse um debate alargado no entanto, e após a apresentação realizada pelo autarca cerveirense das linhas diretrizes prioritárias para o próximo ano (num montante de 12,1 milhões de euros, correspondente a um aumento de cerca de 6% relativamente ao ano anterior), a única questão levantada pela oposição foi na área da Educação.
Os deputados socialistas criticaram o facto do presidente da câmara municipal ter marcado presença quer na reunião quer na fotografia de grupo, por altura da assinatura do Acordo de Colaboração com o Ministério da Educação, a 12 de setembro, o qual Vila Nova de Cerveira não assinou, em concordância com a tutela, por considerar ser insuficiente para as necessidades reais de requalificação e modernização da EB2,3/S.

Apesar de já ter explicado a decisão do executivo noutras ocasiões, Fernando Nogueira voltou a contextualizar a situação e a reafirmar que, com o apoio da direção da escola, o Município ficou de fora deste acordo por entender que os cerca de 108 mil euros cabimentados no PDCT apenas remediavam os problemas do edifício. Com a garantia de que esta verba está assegurada, o autarca confirmou que tem um acordo de princípio com o Ministro da Educação e a Secretária de Estado para reequacionar este investimento, através da elaboração de um projeto abrangente que está a ser ultimado e será apresentado em breve à tutela. Quanto à questão da fotografia, Fernando Nogueira apenas referiu que foi convidado pelo Sr. Ministro da Educação para estar presente na reunião e na fotografia de grupo, sendo “um orgulho ter um governante do Alto Minho”. “Se quiserem perder um bocado de tempo e ver as notícias que saem de Vila Nova de Cerveira vão perceber que coloco a divulgação e promoção do Município à frente da figura de Presidente de Câmara”, assegurou.
No que diz respeito ao orçamento para 2017, propriamente dito, continua a dar especial atenção às famílias, idosos, jovens, Educação, Juntas de Freguesia, Ambiente e Património Municipal, através de uma ação ponderada, comprometida e eficiente na defesa do bem-estar dos munícipes.

Entre alguns dos investimentos prioritários das GOP consta-se o projeto de beneficiação da EB2,3/S de Via Nova de Cerveira; o arranque do investimento no Parque de Atividades Económicas de Sapardos; a implementação do Espaço de cidadão na Zona Industrial; a execução da 3ª fase da Ecovia; o Parque Transfronteiriço Castelinho-Fortaleza; a beneficiação da rede viária municipal; a regeneração urbana da entrada sul da vila; a qualificação, reforço e manutenção da rede de água; o Orçamento Participativo 2017.
Ao nível de impostos que recaem sobre as famílias e as empresas sedeadas no concelho, mantém-se a política de baixa fiscalidade municipal e as reduções já deliberadas, com o intuito de minimizar a carga fiscal que depende da vontade do município. No que concerne às Juntas de Freguesia há a registar um aumento em 4% das transferências diretas e ao qual se acresce também 10% a comparticipação em projetos que venham a apresentar. Não obstante, os apoios destinados às diversas instituições públicas e privadas sem fins lucrativos de natureza cultural, social e desportiva também são para manter em 2017.

________________________________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário