quinta-feira, 24 de novembro de 2016

360º - A noite histórica para a cozinha nacional, a tarde de pesadelo do Benfica na Champions e o guião sobre tudo o que ainda vai mudar no Orçamento

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
Hoje começa a discussão e votação do Orçamento do Estado na especialidade. Até à votação final de terça-feira, 29, muito já mudou e mudará em relação ao documento original. Como o IRS e o IMIOs acertos finais e as propostas de mudança são às centenas. Este é o guião para que não se perca. Daqui a pouco, estamos em direto.

Também hoje, a concertação social discute o salário mínimoCom patrões contra sindicatos e Governo -- a CIP defende um aumento para 540 euros, contra os 557 previstos no OE --, no final vai, como avisou por antecipação Carlos César, valer a palavra do primeiro-ministro. Ou seja, não vai haver acordo.

E ao fim da tarde haverá ainda síntese da Execução OrçamentalAs contas têm de garantir um défice de 2,4%.

A maioria das vítimas de violência doméstica espera entre dois a seis anos para procurar ajuda e denunciar o crime. Os dados são da Associação de Apoio à Vítima (APAV), que registou 22 387 pedidos de apoios entre 2013 e 2015. O Governo lançou uma nova campanha.

A Marinha está em alerta interno. A não recondução do chefe da Armada no cargo (Luís Macieira Fragoso) e a nomeação de um novo (António Silva Ribeiro?), impede que este chegue a CEMGFA para já. É a segunda vez consecutiva que a Marinha é ultrapassada no processo. E a notícia caiu como uma bomba.
Martin Schulz troca a Europa pela política alemã. Schultz confirmou esta manhã que vai deixar a presidência do Parlamento Europeu quando o terceiro mandato terminar. Segue-se o duelo com Angela Merkel nas eleições legislativas germânicas.

Outra informação relevante
Nunca Portugal teve tantos restaurantes com estrelas Michelin. São mais nove das desejadas distinções que em 2015: passámos de 14 restaurantes premiados com 17 estrelas, para 21 restaurantes e 26 estrelas (16 com uma, 5 com duas). Não foi bombástico, como alguns chefs esperavam, mas foi muito bom. Mas o melhor é conferir o que se come em cada um deles (clique nas fotos) e depois ler a reportagem do Tiago Pais, que ouviu os segredos dos vencedores da noite histórica para a cozinha nacional.

Mas se foi uma boa noite para os nossos cozinheiros, foi uma má tarde para mais uma equipa portuguesa na Champions. O Benfica passou do céu ao inferno na Turquia e depois de estar a vencer por 3-0 o Besiktas ao intervalo, saiu de Istambul com um empate (3-3). O apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões fica assim adiado para a última jornada da fase de grupos (tal como acontece com FC Porto), no jogo frente ao Nápoles. Hoje é a vez do Sp. Braga jogar o apuramento na Liga Europa (a única prova com que o Sporting ainda pode sonhar) frente ao Gent. Confira aqui as contas do apuramento das equipas portuguesas

O episódio diário da novela da Caixa teve como cenário o estrangeiro. Foi de Bruxelas e de Frankfurt que veio a confirmação de que António Domingues andou a negociar a recapitalização da CGD com a Comissão Europeia e o BCE quando ainda era quadro do BPI. Por cá, o Governo  (segundo a TSF) admite essas reuniões, mas nega que Domingues estivesse na posse de informação privilegiada. Entretanto, o cerco aperta-se: o CDS exige ver a troca de emails com Centeno e o PSD pede todos os acordos e compromissos escritos.

É sobre o caso da CGD a opinião da Helena Garrido: "Entre voluntarismos e ilegalidades".

Do dia ficou também o inesperado (será?) elogio de Marcelo à solução de Governo que faz um ano este sábado. O Presidente quis destacar a construção da 'geringonça' que, apesar das dúvidas, "conseguiu estabilidade política e social" e "superou as expectativas". A resposta do PSD não demorou: Passos lembrou que "não se pode confundir estabilidade com confiança".

Em entrevista à VisãoAntónio Costa reforçou a ideia de tudo estar a funcionar em pleno neste ano de governação inédita, garantindo que nenhum dos parceiros "tem de engolir sapos". O primeiro-ministro ataca também o ministro das Finanças alemão usando outra figura animal: "Schäuble é uma andorinha que não faz a primavera..."

Já na Renascença, o entrevistado é Jerónimo de Sousa. Que desvaloriza o papel do Governo no caso da Caixa, mas lembra (aposto que Costa e Catarina) que "não pode haver aqui filhos e enteados".

Muitas notícias também de banca (extra CGD). O Montepio pediu ao Governo para ser considerado uma empresa em reestruturação, de forma a permitir o acesso ao subsídio de desemprego dos colaboradores que aceitem rescindir. Ou seja, para facilitar despedimento de trabalhadores.

Na conferência sobre o sector da banca, o destaque vai para as palavras do governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, que identificou claramente os erros que a banca nacional não pode voltar a cometer. Do BdP veio ainda uma outra preocupação: o Relatório de Estabilidade Financeira alerta que a subida dos juros da dívida é uma ameaça para os bancos.

Foi um exclusivo do Observador. Há mais um arguido no caso José Veiga. Chama-se José Roberto Conalghi, é suspeito de corrupção no comércio internacional e de branqueamento de capitais. A sua empresa, a Asperbras, ganhou obras de mais de 450 milhões de euros no Congo.

Dos EUA continuam a chegar notícias sobre as escolhas de Donald  Trump para a sua equipa. Ontem o destaque foi para as duas primeiras mulheres: Nikki Haley como embaixadora na ONU e Betsy DeVos para secretária de Estado da Educação. Mas as polémicas não cessam e já foi feito o levantamento dosconflitos de interesse entre Trump presidente vs. Trump empresário. Entretanto, a diferença de votos de Hillary superou os dois milhões e há quem a pressione para um pedido de recontagem.

Os nossos Especiais

E Portugal pode vir a ter uma fábrica da Tesla? Não há quem o não queira, do AICEP, ao Ministério da Economia, de diversas autarquias e até um grupo informal criado no Facebook. Mas seremos capazes de convencer Elon Musk? É possível, diz a Simone Carvalho.

Há dois anos, o Observador construiu uma carteira de ações baseada no indicador bolsista mais antigo do mundo. Um ano depois, ganhou 21,21%. Nessa altura, desenhou outra carteira que segue a estratégia simples de seleção de ações. Voltou a ganhar: 8,90%. Ou seja, nos dois anos, a nossa tática acumulou uma rentabilidade de 31,99%, o equivalente a 14,76% por ano. É melhor é ver como, o David Almas explica.

Outra produção com a marca (garantia) do Observador: estreia amanhã o documentário “Moura, o outro lado”, que mostra a fadista como nunca a viu. Mas antes, o Pedro Esteves conta tudo o que se passou nos bastidores durante o tempo em que andou a acompanhar a digressão da cantora. Um detalhe: Ana Moura anda sempre no banco de trás, para dormir e... atualizar as redes sociais.

Notícias surpreendentes

É a forma mais fácil de explicar este projeto: os cientistas portugueses criaram uma espécie de Facebook abertoque não só permite a todos os que emigraram comunicar entre si, como nos diz o que andam os seus cérebros a descobrir. Chama-se GPS, Global Portuguese Scientists, e é uma iniciativa da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Da ciência para a tecnologia, para falar do AeroMobil, o primeiro carro voador. Tem descolagem marcada já para 2018 e vai custar... 60 mil euros.

É também algo inovador e cientificamente avançado o tema de um dos artigos mais vistos do dia de ontem. Revela qual o creme orgânico e milagroso anti-idade, que custa menos de 50 euros e é o preferido de famosas como Michelle Obama e Kate Middleton.

Mas mais visto, mais visto, foi o mesmo o guia das melhores compras para esta sexta-feira. Ainda vai a tempo de saber quais são os grandes descontos das lojas portuguesas na Black Friday.

Foi outro dos destaques do dia porque, claro, envolve Cristiano Ronaldo. O jogador português terá uma nova namorada. É (também) modelo, chama-se Georgina Rodriguez, e Ronaldo foi passear com ela para a Disney de Paris disfarçado com óculos e peruca.

Tem assinatura da Disney a principal estreia nas salas de cinema desta semanaChama-se "Vaiana", é sobre uma princesa da Polinésia, um semideus e um galo, e passa-se nos Mares do Sul há dois mil anos. O Eurico de Barros dá-lhe três estrelas. E faz-lhe ainda outras quatro sugestões.

Por falar noutros tempos, a Marta Leite Ferreira foi ao baú e descobriu qual foi a primeira revista de sempre, o único homem a sobreviver a Hiroshima e Nagasaki ou o primeiro multibanco a dar dinheiroSão as 20 "primeiras vezes" da História que ajudaram a mudar o curso do mundo. Ora veja.

No Observador é o curso das notícias que nunca pára. Passe por cá e mantenha-se sempre bem informado. 

 
Tenha um dia feliz e produtivo
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário