quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

360º - O atentado de Berlim pode derrubar Merkel? As respostas que Costa não quis dar sobre os lesados do BES e a tarde de copos com Mariana Mortágua

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... no México, uma explosão num mercado de fogo de artifício fez pelo menos 36 mortos e 70 feridos. Os mexicanos costumam celebrar o Natal e o Ano Novo com foguetes e fogos de artifício e este tipo de acidentes não é incomum.

Na Sibéria, subiu para 60 o números de mortos por ingerirem uma loção de banho com base de álcool.

Por cá, o PS juntou-se à direita e chumbou a proposta do Governo da Lei de Organização do Sistema Judiciário. Assim, escreve o DN, os magistrados deixam de poder recusar transferências para outras comarcas.

Nuno Morais Sarmento admite que o PSD venha a apoiar a candidatura autárquica de Assunção Cristas a Lisboa. Mas, no programa Falar Claro da RR, avisa contudo que esse apoio não pode ser visto como uma solução de recurso. Em entrevista à RTP, Aguiar Branco garantiu que não haverá traições entre os sociais-democratas: "Não faremos nunca aquilo que António Costa fez a Seguro".

Ontem à noite soube-se que o perdão fiscal, perdão, o Plano Especial de Redução do Endividamento ao Estado, vai durar mais três diasO Governo prorrogou o prazo, porque diz que os pedidos de adesão têm crescido nos últimos dias e quer evitar que haja contribuintes que não consigam aderir por questões técnicas.



Outra informação relevante
O atentado em Berlim, já reivindicado pelo Estado Islâmico, continua a marcar a atualidade. A polícia libertou o único suspeito detido, um paquistanês que pedira asilo político, e que fugiu do local apenas por ter medo. Há neste momento uma verdadeira caça ao homem, o motorista do camião que albaroou o mercado de Natal berlinense deixando 12 mortos e 48 feridos, que está a monte e armado.
De Berlim para Ancara, para olhar para o assassínio do embaixador russo na Turquia pela lente do fotógrafo que captou as imagens chocantes dos disparos fatais. Burhan Ozbilici, fotojornalista da Associated Press, pensou num primeiro momento que se tratava de uma “representação teatral". Por isso continuou a fotografar. E fez capas no mundo inteiro.

Marcelo reuniu ontem o Conselho de Estado que falou de Trump, mas se centrou sobretudo na Europa. Houve um "consenso alargadíssimo" sobre os temas europeus (e o receio dos populismos), com duas exceções: as dos conselheiros mais à esquerda. Domingos Abrantes (indicado pelo PCP) foi crítico da União Europeia e Francisco Louçã (indicado pelo BE) da Zona Euro, voltando a defender a necessidade de “reestruturação da dívida”.

O Tribunal de Contas encontrou “erros materialmente relevantes” nas contas do Estado de 2015.  E levantou “reservas sobre a legalidade, a contabilização, o controlo interno e a correção financeira” dos números. Números onde se destaca a ajuda à banca, que já vai em 14,3 mil milhões, e a nacionalização do BPN, que pode custar aos cofres públicos 5,4 mil milhões.

A TSU volta a causar problemasOs parceiros do 'Geringonça', PCP e Bloco (a que se junta a CGTP), consideram "inaceitável" a proposta de redução da Taxa Social Única com que o Governo foi de encontro às exigências de patrões e empresas como contrapartida para o aumento do salário mínimo. 

 Na Comissão Parlamentar de Inquérito à CGDBagão Félix admitiu que a transferência do fundo de pensões da Caixa para o Estado, decidida quando era ministro das Finanças, “foi uma emergência”. E que serviu para obter receitas extraordinárias para reduzir o défice para menos de 3%. Mas garantiu que isso não prejudicou o banco. Entretanto, a esquerda chumbou novas audições de Mário Centeno e António Domingues.

O Conselho Superior de Magistratura arquivou o inquérito ao juiz Carlos Alexandre pelas declarações feitas na entrevista à SIC. Mas a votação foi renhida: 7-6.

Nos EUA, Trump viu a sua confirmação como 45º presidente americano ser feita pelo Colégio Eleitoral mais "infiel" desde 1872Mas os maiores traidores entre os grandes eleitores estiveram entre os democratas que deviam ter apoiado Hillary. Enquanto o novo presidente não toma posse, Obama proibiu novas explorações de petróleo nas águas norte-americanas dos oceanos Ártico e Atlântico e dificilmente Trump pode reverter a decisão.

No futebol, o sorteio dos quartos de final ditou um Benfica-Leixões e um Chaves-SportingÁguias e leões não se podem cruzar nas meias finais. Mas podem defrontar-se na final.


A nossa Opinião



Os nossos Especiais
Mariana Mortágua tornou-se uma figura tão em destaque na política caseira que até deu nome a um novo imposto. A redação do Observador elegeu-a Figura do Ano na Economia pelo que a deputada do Bloco representa na influência económica do BE no Governo e na viragem do PS à esquerda. O Vítor Matos foi beber uma cerveja com ela (na verdade, Mariana só bebeu água com gás) e ouviu-a falar de números, de política, mas também de questões tão pessoais como a paixão por motos e as preferências pelas bebidas alcoólicas que dispensou naquela tarde.
Mas afinal qual é mesmo a solução para os lesados do BES? Quem paga? De onde vem o dinheiro? Que custos vai ter no futuro? O Edgar Caetano fez um explicador para dar as explicações que o Governo não quis dar.



Notícias surpreendentes

E porque é mesmo quase Natal, fique com três novas lojas que vale a pena conhecer em Lisboa. A maior Armani da Europa, um espaço multimarca e outro de velas aromáticas e almofadas feitas à mão.

E que tal, para finalizar as listas de sugestões de presentes, olhar para estas 30 ideias para o seu animal de estimação.

Já sobre o ano que aí vem, os Justice e os Aphex Twin são dois dos nomes confirmados no NOS Primavera Sound 2017Eis o que já se sabe do cartaz do festival que acontece entre 8 e 10 de junho no Parque da Cidade no Porto.

Termino com fotos. Todos os dias entre 31 de março de 1979 e 25 de outubro de 1997 Jamie Livingston tirou Polaroids suas.  A partir desse dia, vazio total. A morte, por cancro, levou a melhor. Mas os amigos decidiram reconstituir a sua vida publicando essas fotos. São milhares de imagens. Tocantes.

Mais fotos impressionantesEstas das ondas gigantes da Nazaré, já famosas em todo o mundo. A praia do Norte recebeu a edição inaugural do Nazaré Challenge, etapa portuguesa do circuito mundial de ondas grandes da World Surf League. Assuste-se só de olhar. E veja o vídeo.

Agora que já viu o radar do Observador sobre o que se passa em Portugal e no mundo, pode começar o seu dia bem informado. E vá passando por cá: terá notícias, reportagens e toda a atualidade. 
PS: se está pela zona de Lisboa e pensa usar a Marginal, não o faça. Está cortada nos dois sentidos devido a um acidente grave perto de Santo Amaro de Oeiras

Tenha um bom dia, feliz e produtivo 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário