quarta-feira, 1 de março de 2017

Trump moderado/ Núncio vai a exame/ E uma mulher no Banco de Portugal

P
Enquanto Dormia
David Dinis, Director
Trump pareceu outro. Na sua estreia no Capitólio, o Presidente americano surpreendeu os media com um discurso mais institucional, até diplomático. Horas antes, anunciou até a legalização de imigrantes indocumentados - numa guinada muito inesperada, que hoje terá confirmação.
A Itália deu um perdão parcial a uma ex-espia luso-americanaA ex-agente da CIA, Sabrina de Sousa, tinha sido condenada pelo rapto do egípcio e radical islâmico Abu Omar. Para o seu advogado, o indulto do Presidente italiano pode evitar a extradição desde Portugal.
Um grego anda a salvar o Benfica. Dois golos de Mitroglou, um deles em fora-de-jogo, valeram o triunfo “encarnado” no Estoril, na primeira mão da meia-final da Taça de Portugal. 

As notícias de hoje 

Na última das polémicas, temos istonem aos deputados Paulo Núncio deu números dos offshores. Quando surgiu o caso SwissLeaks, o PCP perguntou a Paulo Núncio qual era o valor anual dos fundos enviados para offshores. A resposta foi inconclusiva. Hoje, Núncio será confrontado com o caso das discrepâncias dos dados do fisco. Segue-se Rocha Andrade. Que perguntas ainda não têm resposta? O Pedro Crisóstomo explica. E se quiser lembrar as polémicas de Paulo Núncio, o homem do dia, a Maria João Lopes dá uma ajuda.
Não é uma questão de números, mas de género: o Governo quer mais uma mulher no topo do Banco de Portugal. Depois da nomeação de Louçã, aí está mais uma troca de argumentos entre Governo e Carlos Costa - agora sobre os novos nomes para a administração do banco central. Como contamos na nossa manchete, o governador fez uma proposta, mas o Governo pediu pelo menos uma mulher. Há um nome tremido e três confirmados.
Agora sim, um problema de contaso BCP e Montepio agravaram as comissões sobre as contas e o multibanco. Já são dois mais dois (bancos), soma oNegócios.
E se for um problema de clima? Base Aérea do Montijo é vulnerável à subida do nível médio do maravisa a TSF.
E ainda dois problemas de segurança: um nas prisões, que vão ter um manual de instruções anti-fugaspara ninguém ter que ligar para o 112. Eoutro para a comunidade cigana de Mouracom ameaças escritas que vão dar queixa na Justiça
Há ainda um problema de gestão danosadois ex-autarcas de uma junta lisboeta foram acusados de desviar mais de 316 mil euros.
Chega de problemas? Vamos a soluçõese se houvesse um cronómetro para apressar as leis?E que tal aprender a programar computadores no 1.º ciclo?E se tivesse ainda 15 dias para reclamar despesas no IRS? Sim, tudo isto está aqui também no PÚBLICO. Também é nossa missão ajudar (e contar histórias com final feliz).

Para ler, com atenção  

O futuro da UE? O 'Livro Branco' interroga, em vez de dar respostas, diz a Teresa de Sousa, como quem lamenta (mas na verdade informa). O Presidente da Comissão Europeia vai hoje apresentar um roteiro, mas quer responsabilizar os líderes europeus, apresentando-lhes cinco cenários sobre o futuro... todos positivos. Esta rua terá saída?
Portugal está a reconstruir a economia. Mas é sustentável? Os números do 4º trimestre de 2016 devem dar sinais de recuperação do investimento, em especial na construçãoA dúvida é se esta tendência tem pernas para andar (ou se será um regresso a um filme que já vimos). A palavra ao Sérgio Aníbal e Luísa Pinto.
Um roteiro para os restaurantes do poder. A São José Almeida andou semanas nisto: a reconstruir o mapa dos restaurantes por onde andaram e andam, no último meio século, os políticos portugueses. Foi a estas mesas que se decidiu o presente e o futuro do país (e sabe-se lá o que mais).
E na Opinião? O Rui Tavares anuncia uma "possibilidade não apocalíptica para a Europa. O Manuel Carvalho anota as faces ocultas do dr Núncio. O João Miguel Tavares não gosta da "gasosa" das elites portuguesas. O Francisco Louçã responde que "com copinhos-de-leite" não vamos lá. Com tanta animação, o nosso Editorialdedica-se ao negócio de fazer leis. E o Miguel Esteves Cardoso pede uma nova palavra no dicionário: "Venha o zangativo", diz ele, porque "a pessoa que não se irrita nem se enfurece continua a ter o direito de se zangar, muito simplesmente". 

Hoje na agenda
  • Paulo Núncio e Rocha Andrade vão explicar o caso das offshores no Parlamento, a partir das 10h00. Nós vamos acompanhar tudo ao minuto.
  • A Comissão de Inquérito sobre a gestão da Caixa reúne-se às 18h00, para decidir se suspende trabalhos (à espera dos dados dos créditos) ou se volta a eles, para os concluir.
  • O INE confirma a evolução da economia no 4º trimestre - e junta a isso os dados do desemprego no início do ano.
  • Jean-Claude Juncker apresenta o tal Livro Branco sobre futuro da UE, que se esperaria que fosse tudo menos branco. É às 15h00.
  • O actor Ruy de Carvalho é homenageado com um espectáculo no dia em que completa 90 anos e comemora 75 de carreira. Marcelo também lhe presta homenagem, um pouco mais cedo.
  • Guimarães e Chaves disputam a outra meia-final da Taça de Portugal. É o primeiro de dois jogos entre os dois clubes.

Só um minuto...  

... antes de deitar mãos ao trabalho. 
Um para dizer adeus aos Óscares, agora que já sabemos quem foi o culpado pela troca de envelopes
E outro para dizer adeus ao Carnaval - mas em estilo: é que aqui no PÚBLICO apanhámos o “trem das onze” – esse mesmo, o do fim da festa – para ajudá-lo a recuperar o ritmo da semana. Aqui vão 10 músicas para recordar (ou esquecer) os dias que passaram.
Agora que já estamos no ritmo, desejo-lhe um dia feliz. Nós vamos estar sempre por aqui, com um sorriso pronto para o receber (e muitas notícias para o manter bem informado).
Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário