quarta-feira, 1 de março de 2017

360º - Mata-Sete: 30 anos depois, a história do maior assasino português (em formato multimédia inovador); e as respostas que faltam no caso offshores

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... Trump moderou ligeiramente o tom anti emigração no seu primeiro discurso no Congresso. Num balanço de 40 dias na Casa Branca, o Presidente americano definiu prioridades e justificou-se com palavras menos duras do que o habitual, como pode ver no resumo dos pontos-chave. Nos jornais, as análises incluem quase todas adjetivos como 'soft' ou 'moderate': eis os exemplos do New York Times, do Washington Post, do Finantial Times e até do El País.

Na Malásia, duas mulheres foram acusadas do assassínio do meio-irmão do líder da Coreia do NorteSiti Aisyah, de 25 anos, indonésia, e Doan Thi Huong, de 28, vietnamita, envenenaram Kim Jong-nam com um químico de destruição massiva.

Por cá, depois da fuga de Caxias, as prisões vão ter um manual de procedimentos para lidar com casos de evasões. A notícia é do DN e conta que o diretor-geral dos serviços prisionais quis clarificar as respostas a dar nestes casos.
 


Outra informação relevante
O caso das offshores vai ser esta manhã explicado no Parlamento por Paulo Núncio e Rocha Andrade. Estas são as respostas que se esperam do ex-secretário de Estado responsável no período da saída de 10 mil milhões sem controlo para paraísos fiscais e do atual secretário de Estado que deu pela falha. Pode ler aqui o muito que falta esclarecer neste caso, que o Ministério Público admite investigar. No jornal i, Paulo Ralha, do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, alimenta a polémica e diz que "há um apagão nos relatórios de combate à fraude e evasão fiscal entre 2011 e 2014". Pode seguir as explicações em direto no Observador a partir das 10h00.

Do Parlamento diretamente para os relvados. Começando pela primeira mão da meia-final da Taça de Portugal, que deixou o Benfica com o Jamor à vista: venceu no Estoril por 2-1, comgolos do suspeito do costume, o grego Mitroglou (o segundo aconteceu mesmo foi no final da partida, de forma irregular). Foi uma vitória dedicada a Cosme Damião, o mentor, jogador, capitão e dirigente, homenageado nos 113 anos do clube. Hoje jogam as outras duas equipas em prova, V. Guimarães e D. Chaves.

Mas a quatro dias das eleições no Sporting, as notícias leoninas também abundam. Madeira Rodrigues, o candidato que vai tentar roubar a presidência a Bruno de Carvalho, apresentou o seu treinador: será o espanhol Juande Ramos, ex-Sevilla e Real Madrid. Um escolha aplaudida, na sequência da qual o Bruno Roseiro aproveitou para recordar os (grandes) treinadores prometidos noutras eleições. Mas pelo meiorebentou uma guerra entre o ex-presidente Godinho Lopes e o investidor José Maria Ricciardi, apoiantes das duas candidaturas. 

Nas contas dos clubes, o Boavista está em risco de falência, noticia hoje o JN. O Tribunal da Relação do Porto chumbou o plano para que a recuperação financeira fosse feita fora dos tribunais.

De regresso à política, em concreto a Bruxelas, onde a Provedora de Justiça da UE decidiu abrir um inquérito à forma como a Comissão Europeia actuou no caso Barroso.

De Angola vem a notícia de que Isabel dos Santos deve deixar a Sonangol. Outros descendentes de José Eduardo dos Santos também deverão sair dos lugares estratégicos que foram ocupando em empresas angolanas. A medida está a ser entendida como uma forma de travar a contestação crescente à família do Presidente antes das eleições de agosto.

A SOS Racismo apresentou queixa contra João Braga por  declarações racistas e homofóbicas. A queixa surge depois de o fadista escrever no Facebook que hoje em dia "basta ser-se preto ou gay para ganhar os Óscares". Entretanto, Braga defendeu-se dizendo: "Pus aquilo em tom irónico".

Por falar em Óscares, está encontrado o culpado da monumental bronca sobre o vencedor do melhor filme.Foi mesmo um dos dois guardiões da votação, Brian Cullinan, da consultora PricewaterhouseCooper, que entregou o envelope errado e demorou (estava sentado numa das pontas da primeira fila) a dar pelo erro. Um final de que nem o apresentador, Jimmy Kimmel, gostou.



O grande destaque

Faz esta madrugada 30 anos que Portugal conheceu o seu maior assassino em massa: Vítor Jorge, o Mata-Sete. A data serviu para o Observador seguir a linha do que fazem lá fora os grandes jornais internacionais com histórias de crime, como se pode ver por este exemplo do LA Times ou este do norueguês Dagbladet.  


  1. O crime: matou a amante e os seus quatro amigos na praia do Osso da Baleia, mais a mulher e a filha mais velha de 16 anos no pinhal da Amieira (a mais nova, de 14, escapou e deu o alarme e o filho foi poupado para "perpetuar a semente do mal");  
  2. O julgamento: depois de ter mandado o seu diário (com o passado a explicar o crime e a confissão de que planeava vários outros) para publicação no Correio da Manhã;
  3. A prisão: os 14 anos (da pena de 20) como bom samaritano em Coimbra;
  4. E a sua nova vida: na Córsega, depois de passar por Inglaterra e França, onde vive ao lado de uma mulher 24 anos mais nova e publica fotos de mulheres semi-nuas no Facebook.
Este é um artigo multimédia onde o trabalho dos 'coders' (em especial do Alexandre Santos) e da equipa de fotografia e vídeo (Hugo Amaral e André Carrilho) foi fundamental. Mas que vive da história contada com detalhes macabros pela Tânia Pereirinha. 
 

Os nossos Especiais

Hoje é quarta-feira de Cinzas, o Carnaval já era, mas esta reportagem do João de Almeida Dias é intemporal. Ele, que odeia a quadra, foi ver os foliões a Torres Vedras. Não voltou convencido, mas dá argumentos para convencer muitos. Ou não. Ora leia "Delírio (e não só) no Carnaval de Las Vedras"

Ainda não é bem época (apesar dos desfiles de Carnaval terem mostrado o contrário), mas a Rita Dantas Ferreira aproveitou  os 40 anos da Federação Portuguesa de Naturismo para ir perceber como funciona este modo de vida e quais os locais onde praticá-lo em Portugal. Ou seja, ouvir quem acha que a nudez é natural e ir onde só se vai sem roupa.

Por fim, recomendo-lhe a pré-publicação de um capítulo de "Os Flechas: A tropa secreta da PIDE/DGS na Guerra de Angola". Foi escrito por Fernando Cavaleiro Ângelo, chefe da Divisão de Informações do Comando Naval e diretor do Centro de Análise e Gestão de Dados Operacionais, e contaa história do grupo paramilitar de bosquímanos criado pela PIDE/DGS durante a guerra de Angola.



A nossa opinião



Notícias surpreendentes

O Mobile World Congress começou só na segunda-feira, mas já se sabe quase tudo sobre os trunfos das grandes marcasEis as principais novidades mostradas em Barcelona. Por confirmar está se o iPhone 8 vai ter ecrã curvo (os rumores adensam-se); também já há vídeos do que pode ser o novo Samsung Galaxy S8.

Dos telemóveis para a comida. Porque o ano novo trouxe mudanças nas ementas e até nas cozinhas de vários restaurantes de Lisboa. O Tiago Pais fez a compilação das boas novidades que se podem provar por aí: são 15 pratos de deixar água na boca.

Comer bem não está na lista das coisas que não deve fazer se quiser dormir bem de noite. Estes são os principais 8 erros que devemos de evitar se acordarmos a meio do sono.

Para terminar, deixo-o com arte. E com as últimas grandes obras que 26 pintores famosos pintaram antes de morrer. Que dizem muito do momento em que foram criadas.
 

Num dia em que ainda nos sentimos mais orgulhosos do nosso trabalho no Observador (eis a razão!), chamo-lhe a atenção para as explicações sobre o caso das offshores que vão ser dadas daqui a pouco no Parlamento e que seguiremos em direto. Passe por cá e terá toda a restante informação do dia

Boa quarta-feira, feliz e produtiva
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário