terça-feira, 4 de julho de 2017

Bacia de Contenção de Lixiviados


A Gafanha pode respirar fundo e a ria está mais limpa… a bacia de contenção de lixiviados e a estação de tratamento, estão prontas…

Estão finalizadas as obras da Bacia de Contenção de Lixiviados e a Estação de Tratamento, no Cais Comercial do Porto de Aveiro.
O sistema é formado por uma bacia de captação das águas, que envolve a zona do Petcoke, que escoa para depósitos, os quais drenam para dois tanques finais de sedimentação e tratamento dos efluentes.

É a última das obras reclamadas pela Associação para a Defesa dos Interesses da Gafanha, para reduzir ao mínimo as emissões de partículas do Petcoke sobre a Gafanha da Nazaré e povoações a sul.

Vem juntar-se às benfeitorias já anteriormente realizadas pela Cimpor e pela APA: A Barreira Eólica contra Ventos Dominantes, o Canhão de água vaporizada sobre a pilha de Petcoke na carga e descarga, navios de transporte mais pequenos e começo imediato da carga para camions cobertos, cuidados com as gruas, paragem da movimentação com ventos mais fortes e a Estação de Monitorização da Qualidade do Ar Ambiente.

É o culminar feliz dum sonho e dum direito dos gafanhões. Como diria António Gedeão: “Enquanto o homem sonha, o mundo pula e avança”…

É justo reconhecer a disponibilidade que a Administração da Cimpor e o atual Presidente da Administração do Porto de Aveiro sempre tiveram para dialogar connosco, por forma a "chegar a bom porto" na minimização dos problemas da poluição pelo Petcoke e Clinquer.

Agora é obrigatório continuar a seguir o procedimento já habitual no manuseamento dos referidos produtos, proporcionando à Gafanha da Nazaré e seus habitantes um ambiente mais saudável.

E agora apenas uma nota:
Não vale a pena o Senhor Presidente da Junta, nas Assembleias, dizer que a ADIG anda “a fazer ruído”. A ADIG não precisa fazer “ruído”!... A ADIG dialoga com as Empresas e com Organismos oficiais e mostra o resultado da sua persistência, na solução dos problemas que afligem a Gafanha da Nazaré e a nossa Região.

Não vale a pena pôr-se em “bicos de pés”, Senhor Presidente, porque nenhum habitante isento e esclarecido da Gafanha da Nazaré tem dúvidas de que lado o senhor estava e quem pugnou pela solução do problema do Petcoke.

Humberto Rocha

O Presidente da ADIG

Nenhum comentário:

Postar um comentário