terça-feira, 4 de julho de 2017

Acima de tudo rectidão de espírito

Resultado de imagem para frases sobre Acima de tudo rectidão de espíritoÉ verdade que as leis justas obrigam em consciência. Com maior ou menor intensidade, consoante a gravidade da matéria e as causas circunstantes. Se não é justa, rigorosamente a lei não tem existência própria.

É quem pode avaliar se a lei é ou não justa? Certamente que a autoridade religiosa. De contrário caía-se no subjectivismo da interpretação favorável. Mas de qualquer modo, é necessário agir de consciência recta e certa. Nunca contra a própria consciência ou em estado de erro voluntário, ou em dúvida vencível.

Portanto, também as leis fiscais obrigam em consciência. Também as leis estradais. Também o serviço militar e outras prestações públicas. Também o regulamento de sanidade, as disposições de limpeza, a ordem na bicha de espera, as taxas, as percentagens, o asseio… A própria vida moral, o comportamento físico, a valorização cultural… eis tantos pontos de implicação com a sociedade. Ninguém é uma ilha ou um beduíno isolado do deserto. O eu está sempre em ligação com o tu e os outros.

Por Ferreira E. Silva
Livro: O Homem na Sociedade
Página nº. 52

Nenhum comentário:

Postar um comentário