sábado, 23 de dezembro de 2017

Aonde nos leva 2018?


P
 
 
Fugas
 
 
  Sandra Silva Costa  
É verdade que é um clássico, mas aqui na Fugas não queremos nunca que lhe falte nada. É por isso que, a cada fim de ano, nos sentamos a olhar para o mundo e atrevemo-nos a elencar os destinos que mais aconselhamos os nossos leitores a conhecerem no novo ano que está à espreita. E eis-nos, então, de olhos postos em 2018. A Andreia Marques Pereira leva-nos hoje numa viagem à volta do planeta que começa em Abu Dhabi, onde, desde Novembro, o Museu do Louvre concentra todas as atenções, e só termina na Rússia, à espera do apito inicial do Campeonato do Mundo de Futebol. Pelo meio, escalas em La Valetta, Malta, uma das Capitais Europeias da Cultura, ao lado de Leeuwardeen, na Holanda; na Cidade do México, Capital Mundial do Design no próximo ano; ou nas Maurícias, postal ilustrado por excelência. Temos 12 destinos mas a Andreia lembra, e bem, que para “quem viajar é um sonho, Portugal é mesmo aqui – e está na moda”.
Antes de 2018, porém, ainda temos Natal, já amanhã. Quem não dispensa um queijo Serra da Estrela à mesa da Consoada, tem a oportunidade de ficar a conhecer um pouco melhor a sua produção com a história de Célia Silva. É ela a protagonista desta semana e contou à Mara Gonçalves como, há cinco anos, decidiu despedir-se, voltar a Vide Entre Vinhas e abrir uma queijaria. Tinha 28 anos. Hoje, Célia, que até nem gosta muito de queijo, continua a ser uma das mais jovens produtoras de queijo Serra da Estrela. E acha que “não sabia fazer outra coisa na vida”. A prosa completa está aqui.
Porque estamos na época mais doce do ano, não pode também perder pitada do que escreve a Alexandra Prado Coelho, que foi conhecer o mais recente livro de Cristina Castro. Cristina já se tinha aventurado na recolha da doçaria do Norte de Portugal e agora avançou para Sul. O livro já está à venda e é uma verdadeira tentação: nele se contam as histórias de "doces ricos e doces pobres, nascidos nos conventos ou fazendo-se passar por conventuais, chamados de delícias, maravilhas ou até pileques, mexericos, farrobitos" – a lista é extensa e muito, muito tentadora. É Natal, ninguém leva a mal, lambuze-se à vontade.
Ainda imbuída pelo espírito natalício, sugiro-lhe que leia a carta que o Pedro Garcias escreveu ao Pai Natal. Tem saudade, bom humor e pelo meio ainda deixa um apelo à solidariedade.
Talvez esteja na hora de me despedir – é provável que o leitor tenha compras de última hora para fazer (sugestões abaixo) ou, então, que tenha de começar a pensar nas rabanadas e no bolo-rei. Renovo os meus votos de feliz Natal e aproveito já a boleia para lhe desejar também um 2018 espectacular. Eu só volto em Janeiro, para a semana é a Alexandra Prado Coelho que lhe faz companhia. Boas festas, boas viagens e até para o ano!

Vale a pena voltar aqui



Presentes para oferecer a foodies

Entre as sugestões há, claro, muita comida: produtos gourmet, chocolates, sabores vindos de outras latitudes. Mas também vouchers para restaurantes, workshops de culinária e utensílios de cozinha. Só não prometemos que se transforme no próximo chef Michelin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário