sábado, 10 de março de 2018

Eu, Psicóloga | Ter um irmão mais novo te torna uma pessoa melhor, afirma pesquisa

Irmãos podem até viver entre tapas e beijos, mas essa relação os torna pessoas mais empáticas. É o que sugere uma pesquisa realizada pela Universidade de Calgary, no Canadá, publicada no periódico Child Development.

Os cientistas chegaram a essa conclusão após realizarem um experimento com mais de 452 duplas de irmãos. Os pares consistiam em crianças de um ano e meio a quatro anos de idade, todas canadenses, que foram filmadas em casa com suas mães. As famílias também precisaram responder alguns questionários sobre o comportamento dos filhos.

Os pesquisadores analisaram as gravações, focando nas reações das crianças quando um adulto fingia estar bravo ou chateado. "Apesar de presumirmos que os irmãos mais velhos e os pais são as principais influências de socialização no desenvolvimento dos mais novos, descobrimos que tanto os irmãos mais velhos quanto os mais novos contribuem para a empatia um do outro com o passar do tempo", disse um dos autores do estudo, Marc Jambon, da Universidade de Calgary.

Segundo ele, fatores como os valores de cada família e suas condições socioeconômicas não mudaram os resultados das análises. Questões de gênero e idade também foram avaliadas: observou-se que irmãos mais novos não têm um grande impacto na empatia das irmãs mais velhas e que, quanto maior a diferença de idade entre os irmãos, maior a influência que eles têm uns nos outros. 

"Nossas descobertas enfatizam a importância de levar em consideração como todos os membros de uma família, não só os pais e os irmãos mais velhos, contribuem para o desenvolvimento de uma criança", afirmou Sheri Madigan, professora de psicologia da Universidade de Calgary e coautora do estudo. Ela e a equipe pretendem pesquisar como famílias podem desenvolver práticas mais empáticas entre si.


Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Todas as formas de divulgação

 possíveis são bem-vindas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário