sábado, 10 de março de 2018

Manhã de sábado: Dois anos de Portas a Cristas. Que mudou no CDS?

Logo Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
Assunção Cristas tem pouco a ver com Paulo Portas. Pelo menos, no que ao estilo de liderança diz respeito. Ouve, delega e confia mais do que o seu antecessor. É um CDS mais ambicioso, reconhece o PS.
Está quase a arrancar o 27º congresso do CDS, que reconduzirá Assunção Cristas na liderança do partido. O Observador publicará ainda esta manhã uma entrevista Carpool com Adolfo Mesquita Nunes.
Tem a mesma idade do partido a que chegou já tarde, à boleia de um referendo ao aborto que fez Paulo Portas lançar-lhe o desafio para juntar-se ao combate político. São 43 anos e 43 frases de Cristas.
Depois de umas autárquicas que quer replicar no país, Cristas chega confortável ao Congresso. Mas há vozes ao fundo a pedir um CDS mais conservador e doutrinário. Todos sobem ao palco. Quem é quem?
Os media estatais da Coreia do Norte mantêm o silêncio em relação à cimeira entre Kim Jong-un e Donald Trump, anunciado esta quinta-feira.
Uma mulher de 47 anos foi encontrada morta em casa, nos arredores de Londres. Horas antes a polícia descobria os corpos do marido e dos dois filhos, de 7 e 10 anos, noutra localidade.
Benfica seria avisado por antecipação de todas as buscas programadas, de acordo com o Expresso que cita uma fonte judicial. Operação e-toupeira terá sido a primeira sem qualquer indicação prévia.
O dia foi aquecendo à medida que se aproximou do final. Carolina Machado e Duarte serviram-se pela hora de jantar, Protic foi o digestivo e Morecco, o "after" improvisado no Pavilhão Carlos Lopes.
Frio, vento e chuva. A combinação não é perfeita para quem gosta de ir às modas impecavelmente aprumado. Ainda assim, houve quem estivesse à altura da tempestade. Os melhores estão todos aqui.
Está a rodar uma série realizada por Vicente Alves do Ó e protagonizada por Lúcia Moniz. Falou com o Observador sobre esta produção mas também sobre o trabalho na televisão americana.
A Rimac, fabricante de automóveis eléctricos que levou a Genebra o C_Two, o único superdesportivo eléctrico capaz de bater o Tesla Roadster, atreveu-se a brincar com o fogo. E com o The Grand Tour. 

Comer/Ver/Fazer

O cozinheiro do momento, líder do Euskalduna Studio, vai estar à frente do jantar especial que se realiza no Hotel Martinhal Sagres. Reserve na agenda o próximo sábado, dia 17 de março. 

Em 2018, a Sony continua a apostar na realidade virtual. Com o fim-de-semana à porta (e o mau tempo que promete continuar), reunimos oito sugestões de jogos para experimentar com o Playstation VR. 

A 20 de março decorre no Café Garrett, em Lisboa, um jantar realizado pelos chefs Leopoldo Garcia Calhau e Alexandre Albergaria Diniz. Na ementa estarão vários tipos de crânios de animais. 

Elogia Lisboa, a cozinha portuguesa e a língua. Não quer saber de géneros nem formatos, só de "boa música", diz ao Observador. Dando para dançar, melhor. Este sábado vai ao Lisboa Dance Festival. 

Durante quatro anos, João Wengorovius falou com alguns dos maiores nomes da gastronomia mundial, viajou e comeu nos quatro cantos do mundo e descobriu como se alcança e mantém o sucesso. 

"Correspondências", o filme-ensaio de Rita Azevedo Gomes regressa às cartas trocadas entre Jorge de Sena e Sophia ao longo de 20 anos, para nos mostrar como era ser poeta em tempos de ditadura. 

A peça foi adaptada por Pedro Penim, do Teatro Praga, e estreia-se neste sábado em Lisboa. A obra de Antoine de Saint-Exupéry é apresentada com video mapping e personagens virtuais. 

Até dia 18, Lisboa vai ser invadida pelo cinema de animação, graças à Monstra. Eurico de Barros seleccionou sete retrospectivas, homenagens e filmes, de entre o vastíssimo e variadíssimo programa. 

A estreia da actriz Greta Gerwig a solo na realização é uma comédia adolescente bem escrita e interpretada, embora não traga nada de muito novo ao género. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas. 



Opinião

Rui Ramos
Ao fim de quarenta anos, o CDS tem uma segunda oportunidade de ser o único partido não-socialista em Portugal. Vai agora ser a alternativa que da primeira vez não conseguiu ser? 

José Manuel Fernandes
O cosmopolitismo das elites impede-as de perceber o mal-estar que as mais recentes vagas migratórias geraram um pouco por toda a Europa. É uma cegueira que tem aberto as portas a todos os populismos. 

João Cândido da Silva
Pedro Passos Coelho, Vítor Gaspar e Maria Luis Albuquerque acabam de ganhar um apoiante inesperado. Chama-se Mário Centeno, na versão de presidente do Eurogrupo.

Manuel Villaverde Cabral
Na Grécia a força material da UE continuou a ser suficiente para absorver os movimentos centrífugos da esquerda populista, e em Itália o peso da moeda única prevalecerá sobre os ímpetos soberanistas. 

Diana Soller e Madalena Meyer Resende
Durante os últimos anos, os partidos do centro alemão parecem ter estado muito mais preocupados em fazer o que os eleitores querem do que dizer aos eleitores ao que vêm. Neste processo perderam a alma

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário