segunda-feira, 28 de maio de 2018

360º - 13 explicações sobre a eutanásia. O que fica do Congresso do PS. E os gritos de "Cristiano, quédate!"

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
O PS está completamente virado para os mais novos.No discurso final do Congresso do partido, António Costa falou apenas dos temas que mais os preocupam — bolsas de Ciência, medidas de incentivo a quem quer formar família, políticas de habitação — e ainda anunciou legislação que permita fazer regressar os jovens que emigraram. Mas não deu detalhes.
 
Dentro do partido, a mesma coisa: Costa promoveu vários dirigentes jovens. Entre eles poderá estar o seu sucessor, mas o líder do PS anunciou, para acalmar os entusiasmos: "Não meti os papéis para a reforma".

O que ficou dos três dias de Congresso do PS? Isto:

Mais informação importante
É já amanhã que o Parlamento vota os quatro projectos de despenalização da eutanásia. Convém, por isso, assentar ideias. Qual a diferença entre eutanásia e suicídio assistido? Como será a votação? Como é a legislação noutros países? E os casos mais conhecidos? São 13 perguntas e respostas para quem quer perceber bem o que se passa.

Tem havido muitas tomadas de posição de políticos nos últimos dias e várias passaram pelo Observador. Alguns exemplos mais recentes:

No PSD, a novela Feliciano Barreiras Duarte continua a ter episódios. Na última sexta-feira à noite, militantes do partido de Leiria exigiram que se demitisse do órgão distrital e abandonasse o cargo de deputado. Nuno Morais Sarmento fala em "numerozito" de uns "rapazes da jota".

Os camionistas paralisam hoje, exigindo melhores condições de trabalho e preço dos fretes indexado aos combustíveis. O protesto acontece 10 anos depois de um bloqueio nas saídas de Lisboa. A GNR está atenta. Depois de uma reunião com o Governo ontem, há nova tentativa de conciliação hoje.

Em dois anos, 20.340 condutores perderam pontos na carta, 157 ficaram com zero pontos e 59 ficaram sem carta de condução. Os números são avançados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.

Mais de 17 mil médicos e enfermeiros emigraram nos últimos oito anos, escreve o Correio da Manhã, citando números das ordens profissionais.

Em Itália, a incerteza. O Presidente chamou  agora o antigo diretor do FMI Carlo Cottarelli para formar um governo provisório. Giuseppe Conte desistiu do cargo de primeiro-ministro depois de o Presidente ter vetado o nome de um antieuropeísta para a pasta das Finanças. Por causa disso, o Presidente enfrenta um apelo ao seu impeachment.

O novo diretor-geral do Sporting, Augusto Inácio, confirmou ontem na RTP a existência de negociaçõescom o Nápoles para a transferência de Rui Patrício. Quem está a gerir o assunto é Bruno de Carvalho.

E, afinal, Ronaldo fica ou não fica? Depois de o jogador ter usado aquele tempo verbal numa frase ("Foi muito bonito estar em Madrid") toda a gente começou a perguntar o que é que o poderia levar a sair. O Bruno Roseiro dá cinco possibilidades para as queixas de Ronaldo.

"Cristiano, quédate!" foi a resposta dos outros jogadores e dos adeptos do Real Madrid. Ronaldo emocionou-se e despediu-se “até ao próximo ano”. Mas há notícias de que o empreário Jorge Mendes está a falar com o PSG.

Mais desporto, mas fora do futebol: o Benfica goleou o Sporting e venceu a Taça de Portugal em andebol; o Sporting venceu o Sp. Braga e venceu a Taça de Portugal em futebol feminino, repetindo a dobradinha; no atletismo, o Sporting revalidou a Taça dos Campeões Europeus de Pista em femininos, enquanto o Benfica foi vice nos masculinos.


Os nossos Especiais
 
Quatro textos a não perder sobre o Maio de 68:
  • Jaime Nogueira Pinto escreve "O olhar de quem estava na outra margem": "Paris será sempre Paris, e isso é verdade tanto para quem levantava as pedras das calçadas como para os que olhavam da outra margem para essa revolta sem revolução";
  • Maria de Fátima Bonifácio escreve "Estivemos lá, mas esse era um mundo que está a desaparecer à frente dos nossos olhos": "Maio de 68 é muito mais do que memória romântica e inconsequente – ele representa a ascensão do 'Eu' e antecipa a imposição da ditadura de um subjectivismo radical";
  • Paulo Tunhas escreve "Maios e Anti-Maios. Elogio da recuperação": "A Revolução Francesa, e o debate sobre o seu significado se prolonga até hoje, está em inúmeros artigos e livros";
  • Miguel Morgado escreve "Um nada que gerou alguma coisa": "O efeito mais expressivo de Maio de 68, tão contestário do legado da 'civilização ocidental', foi a radicalização do projecto moderno dessa mesma “civilização ocidental”.

A nossa Opinião

Alexandre Homem Cristo escreve "A cantiga do bandido": "Ao pretender reformar leis sobre transparência democrática enquanto viola códigos éticos, o PS só está a defender-se a si mesmo. Como? Perpetuando o entendimento de que lei e ética são a mesma coisa".
 
João Carlos Espada escreve "Eutanásia: a dupla escolha do Parlamento": "Lamento ter de dizer que, do ponto de vista do regime democrático, a eventual aprovação da eutanásia amanhã no Parlamento constituiria uma irresponsável aventura política".

Luís Rosa escreve "PS. Um partido com a cabeça enterrada na areia": "Fica sempre bem afirmar com voz de trovão e a mão em cima do 'Das Kapital' que os malandros da direita querem é uma sociedade desigual. O problema é só um: como se financia o Estado Social universal?"


Notícias surpreendentes

“Dizem que, por ser modelo, sou burra. Nada a ver”. Maria Miguel, vencedora do Globo de Ouro, teve uma ascensão rápida. Aos 16 anos, já era modelo exclusiva da Saint Laurent. Em entrevista ao Mauro Gonçalves, fala sobre viver em Paris, sobre o sonho de ser futebolista e sobre o preconceito à volta da profissão.

A uns meses da sua estreia em Lisboa, o Observador falou em Barcelona com Martín Berasateguio chef  espanhol com mais estrelas Michelin (oito). O Diogo Lopes esteve a conhecê-lo melhor.

Ainda sobre comida: já abriu o Epur, o aguardado restaurante de Vincent Farges, o francês que liderou a Fortaleza do Guincho. 

Qual é o romance mais importante dos últimos 50 anos?Para assinalar as cinco décadas de existência, o Man Booker Prize criou um prémio especial que será atribuído ao melhor romance desse período. Os finalistas foram anunciados este fim de semana e pode conhecê-los aqui.
 
Já sabe que foi lançado há dias o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário