sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Góis | Setembro de 2019 é o período de votação OP GÓIS 2020


O Orçamento Participativo de Góis conta com a segunda edição. O mês de setembro de 2019 é o período de votação do OP de Góis do ano de 2020. 

O Orçamento Participativo é um mecanismo de democracia que permite aos/às cidadãos/ãs decidir sobre uma parte do Orçamento Municipal. Este processo contribui para o exercício de uma intervenção informada, ativa e responsável dos/as cidadãos/ãs naturais ou residentes ou trabalhadores/as ou estudantes do concelho de Góis, nos processos de governação local, garantindo a participação dos/as cidadãos/ãs na decisão sobre a afetação dos recursos às políticas públicas municipais. 

O Município de Góis, como forma de potenciar os valores de democracia, incentivando a comunidade à participação na gestão pública, conta com dois processos paralelos de Orçamento Participativo: o Orçamento Participativo Jovem e o Orçamento Participativo Geral. 

No período de 1 a 30 de setembro decorre a fase de votação das seis propostas finalistas, sendo elas: 

Orçamento Participativo Geral 

1 – Dispensadores de Dejetos Caninos; 
2 – Piscinas para Crianças – Praia das Canaveias; 
3 - Acesso à Cultura. 

Orçamento Participativo Jovem 
1 - Aplicação Móvel GÓISNUMCLIQUE; 
2 - Melhoramento da Churrasqueira do Cerejal no Parque do Cerejal em Góis; 
3 - Promover Góis e as suas freguesias com a marca "Estou em Góis". 

Para votar pode aceder à plataforma do Orçamento Participativo de Góis através do website da Câmara Municipal. A votação poderá ser efetuada de duas formas: votação online presencial ou votação online assistida. 

Para efetuar a votação online presencial, o/a cidadão/ã submete ele/a próprio/a o seu voto na plataforma e, para tal, deverá ter na sua posse o Cartão de Cidadão ou o Bilhete de Identidade e um número de telemóvel. 

A votação online assistida destina-se sobretudo aos/às cidadãos/ãs com dificuldades na utilização das novas tecnologias. Assim, em cada um dos locais de voto poderá votar no Orçamento Participativo de Góis. 

Podem votar no Orçamento Participativo Jovem todos/as os/as cidadãos/ãs dos 16 aos 35 anos, que sejam naturais ou residentes ou trabalhadores/as ou estudantes do Concelho de Góis. No Orçamento Participativo Geral podem votar todos/as os/as cidadãos/ãs com mais de 35 anos, que sejam naturais ou residentes ou trabalhadores/as ou estudantes do Concelho de Góis. 

Poderá votar através da votação online assistida nas Juntas de Freguesia do Concelho de Góis e nos seguintes locais: 

Balcão Único da Câmara Municipal 
09h00 às 17h00 – Segunda a sexta-feira 

Posto de Turismo 
09h00 às 18h00 - Segunda a sexta-feira 
Fim de semana 
10h00 às 13h00 - 15h00 às 17h00 

Casa da Cultura de Góis 
15h00 às 17h00 – Segunda a sexta-feira 

Espaço Internet 
10h00 às 18h00 - Segunda a sexta-feira 

Biblioteca Municipal de Góis 
09h00 às 18h00 - Segunda a sexta-feira 

Não perca esta oportunidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário